Estamos em contagem regressiva para assistir aos jogos olímpicos, com certeza, os jovens passarão por experiências diversas de amigos novos e pessoas desconhecidas que terão objetivos de "ajudá-los". Nesse período, além da vontade de ganhar medalhas, prestígios, os jovens cristãos deverão estar firmes para uma vitória certa: a permanência de sua fidelidade ao Senhor.
Como ser um vitorioso diante das provações? Como chegará o atleta ao final de sua competição? Será que ele está sabendo dizer diplomaticamente não às tentações fáceis, utilizando mecanismos aparentemente inócuos.
Certa ocasião um corredor de rua treinava para correr a São Silvestre, a corrida tradicional de fim de ano, assistida por milhões de brasileiros. Ele se preparava com dedicação e afinco a fim de competir com outros atletas. Entretanto, no percurso do seu treino, ele fora abordado por um estranho a experimentar "algo" que o ajudaria a ser mais veloz e mais resistente. O jovem com categoria disse: Não ! Justificou-se que todo o esforço é necessário, todo suor e dispensa-se qualquer facilidade que a vida possa ensejar.
O intento do homem ao perceber que foi um insucesso, e o jovem gostaria de chegar a sua maturidade física através da malhação e efetivos derramamentos de suores, fê-lo; silenciosamente, recuar de sua intenção de oferecer métodos transitórios.
Como estão os nossos olímpicos se preparando? Com dedicação, amor, trabalho árduo e perseverança. Vez por outra, aparece um caso aqui, outro acolá. Quando se descobre um, todo o desgaste da equipe fica por água abaixo. Sem contar que o seu país ficará envergonhado por ter enviado um atleta com intenções desleais aos propósitos desportivos. Quantos não quebraram a cara? Será que doeu? Claro que sim. Depois se confrontaram com situações difíceis e retornaram cabisbaixo por concorrerem ilegitimamente.
Saiba dizer sim, aos objetivos claros, motivos relevantes, a uma boa causa. Quando o jovem se propõe a lutar com dignidade, e firmeza de pensamentos positivos e conseguir com a disciplina, seriedade e treinamento, ele gradativamente chegará lá. Como alguém já disse: "Não há vitória sem luta". Passou-se pela memória agora. Pois, o escritor daquelas palavras deve ter passado por lutas e alcançado o sucesso.
Portanto, amigos, saibam com diplomacia a dizer não, com toda urbanidade a tudo que pode macular o seu ideal nobre de vida e esporte. Porém, saiba com galhardia a dizer sim a tudo que possa ser útil e bom para sua vida. O que é bom, compartilha-se com os seus amigos.
Contemple a história de Zaqueu, que conhecendo o seu Salvador e recebeu-o em sua casa assemelha-se a de muitos outros nos dias de hoje. "E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Lucas 19.9 Pois você, também pode ser um filho de Deus. Enfim, cabe unicamente a você, sempre decidir o melhor para sua vida. Então, decida já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário