terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PRATIQUE O XADREZ COMO ESPORTE INTELECTUAL

Este esporte tem sido destaque nos dias de hoje. Principalmente nas escolas, onde começam a praticá-lo como disciplina dentro do currículo escolar. Mas, poucas pessoas descobriram a importância dele, e tem desprezado em suas vidas.

Lembro-me que na minha adolescência tive amigos, os quais, praticava esta modalidade intelectual. Nunca participei de um campeonato, porém, uso apenas como um hobby, isto é, um passatempo eventual.

Uma ocasião um grande campeão russo esteve em Campo Grande, e fomos assisti-lo, e vimos a sua proeza de jogar com diversos enxadristas, ele obtivera a vitória sobre todos eles. De repente, fizeram um mini-campeonato, entre as crianças, e o Elcinho participou e ficou feliz de se classificar em sexto lugar.

Agora, quais seriam as qualidades do Xadrez: dentre elas, poderiam dizer a concentração, é preciso concentrar. Não é permitido o diálogo entre os concorrentes. É preciso usar estratégias de ataques e defesas, utiliza-se o Planejamento. É necessário proteger o Rei 1. Nessa modalidade o recuo é contra a regra (formando-se assim, o caráter do cristão).

Aprende-se que perder também é um crescimento. Dizem os especialistas que previne certas doenças mentais na velhice, pelo fato, de ativar os neurônios.

Seus oitos peões avançam apenas para frente. Seus bispos apenas defendem e contra-atacam em diagonal, por exemplo trocar jogadas não previstas, não é permitido o lance ilegal. Seus cavalos andam forma de L(ele), as torres movimentam-se em vertical e horizontal. A rainha a toda poderosa se movimenta, defende, ataca de todos os lados. 

A educação escolar, de um modo geral, descobriu estas potencialidades e vem aplicando em seus educandários com bastante eficiência Para vencer as dificuldades de aprendizagem, concentração, rebeldia utilizam-no como lazer e como forma de desenvolvimento mental.

O xadrez contém princípios espirituais que estão contidos. A vida cristã é uma batalha. Todos os dias, estamos enfrentando as lutas. Por isso, vivemos em ataque e defesa. A vida do cristão precisa caminhar para frente. Nunca para trás. Como se diz "Olhando para Jesus o autor e consumador de nossa Fé".

No xadrez, uma vez movimentada uma peça, não se pode voltar, como uma jogada de firmeza. Assim, o crente, "Se ele recuar, o Senhor não terá prazer nele". Portanto, ensina-se a não recuar na Fé.

Durante a batalha a espiritual, precisamos lutar e não dialogar com o inimigo (aqui, claramente, explícito a Inimigo de Deus). Nossa luta é pelo Reino da Luz, e a vitória se consegue de maneira que: necessitamos estar ligado à videira, que é o Senhor Jesus, em constantes orações, intercessões, conquistando com a paz e amor, vivendo o evangelho. Enfim, essa comparação e análise são feitas, para que, comecemos a praticar o Xadrez, e conquistemos amigos para praticá-lo. Finalmente, descubras, outras qualidades, as quais, você poderá utilizá-lo em sua casa, com seus filhos e em sua vida.

N.E

1. Peça principal no Esporte Xadrez.














JESUS TE AMA!





Nenhum comentário: