sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COMO CURAR-SE DA DEPRESSÃO?



Acredita-se que muitas pessoas sofram desse mal. Tem sido crescente esta anomalia, já se fala em doença que piora cada vez em toda a sociedade. O indivíduo se depara com um estado elementar totalmente catastrófico. Por isso, ao lutar sozinho não consegue forças para superar suas necessidades e lutas.

A palavra depressão indica um caminho para baixo, ou seja, o seu espírito se inclina face a uma situação contrária. Algo ou alguém ou fatos o empurra para baixo com ações diversas e negativas. E nessa luta, muitos estão cercados por multidões e julgam-se que estão sozinhos e pararam de lutar. Olham ao seu redor e vê que os seus esforços são inúteis. Pensam que está no mundo sozinho, que não há mais esperança, e nem mais solução. 

Mas o que está empurrando para o declínio tem esse direito? Não. Porque fomos criados para ser feliz, saudável, alegres e de bem com todos. Então, o que fazer? Reagir, autodefesa. O nosso organismo, por exemplo, existem anticorpos que reagem automaticamente aos ataques de vírus que nos ataca, pode-se dizer a autodefesa, que define o dicionário de "resistência de um indivíduo ou de um estado contra ameaças."

A vida é uma luta, uma questão de sobrevivência e de existência, todos os dias estamos lutando para manter-se vivo. E nessa lida os esforços necessitam serem persistentes. Todavia, não permita que as hostilidades e adversidades não possam jogá-lo em direções opostas. Nem que tirem suas esperanças de realização. Por conseguinte, o Criador ao criar o homem, Ele criou para ser feliz em toda a sua integralidade, com todos em seu devido tempo.

Uma ocasião, li o livro de Merlin, escritor norte-americano, ele discorria sobre o "Louvor que Liberta" ele apresentou vários exemplos de cristãos que foram vitoriosos porque usaram este instrumento para vencer qualquer situação. Sem dúvida, ele não está equivocado. O cântico é o antivírus do seguidor, pois este o fortifica a qualquer ataque do maligno. 

Portanto, meu caro amigo, finalizo esta contribuição, creio que se torna tão simples, porém funciona. Para que a sua saúde emocional não fique abalada cante ao Senhor. O Rei Davi louvava ao Senhor, Daniel, e Josué ordenou que os levitas tocassem.

Não quero que você seja um cantor das multidões, porém este não é o objetivo, desejo que você cante para vencer um dos "mal" deste presente século. Enfim, Cantar significa colocar a sua alma em conexão com o Espírito Santo de Deus e juntos lhe coroar de forças para vencer quaisquer obstáculos. Por isso, levante-se erga a sua voz e cante. 

MEU AMIGO PRÍNCIPE

            Um dia um menino interrogou o seu pai, querendo saber por que chamava o seu amigo de príncipe? O pai cautelosamente lhe respondeu _ Quais são as características de um verdadeiro príncipe? Como ele age?

       O que faz diante das situações  e problemas? E até porque o pai chamava aquele cidadão de "príncipe".  Bem, ele explicando? Que um príncipe tem que ser um filho de um rei e de uma rainha. E depois, é preciso viver como se fosse um.

            Ele esclareceu, no diálogo com seu filho, que o amigo era chamado de príncipe por algumas razões: primeiro, ele tinha uma atitude nobre, somente os príncipes sabem agir com nobreza. Quantas pessoas o ofendiam, ele demonstrava sempre calmo, como que aquelas ofensas não estavam lhe atingindo.

       Segundo, ele demonstrava bondade para com o seu próximo, veja que sempre estava ajudando alguém, de modo que mais se preocupava com outros que ele. Sua satisfação maior se evidencia nos seus  atos caridades que  vive.

 Em terceiro lugar, ele sempre não se importava o que outro irá dizer sobre ele.  Suas vestes não aparentam luxúrias e prepotência, contudo, o que outros falarão sobre ele, não mudará  o seu coração.  Ele possui um coração amoroso em relação às pessoas. E por isso, o menino entendeu as reais razões do porquê, chamá-lo de Príncipe.

Finalmente, amigo (a) todo aquele que recebe ao Senhor Jesus Cristo em sua vida. Pode-se considerar um filho do Rei. Ele foi considerado, o Rei dos reis, é justo o título que você poderá obter o aceitando. Os seus príncipes estarão em seu Reino. "Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:15). Portanto, estarão os seus com Ele. Então, aja e viva como um príncipe, pois temos um Rei. Ele vive! Amém.

 


 

 


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NÃO PODEMOS UTILIZAR O TERMO "NOSSO'




Esta palavra "nosso" que soa como "produto" do coletivo que na verdade, não passa de interesses particulares. Permita-me explicar melhor, quando eu digo, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, deverei usar numa comunidade interna e isolada. Jamais poderá ser dita, numa coletividade, porque pode ser irreal para alguns. Quando estou diante de 1.000.000,00 (Hum milhão) de pessoas e essa quantidade de pessoas firmemente professa sua fé em Jesus, dessa forma poderei concordar  com o  "Nosso".
O Brasil tradicionalmente tem usado o termo "nosso,nossa" em suas placas, igrejas, e nas mídias em geral,  que em tese não é "nosso e nem nossa".  Esta palavra que indica posse, um pronome possessivo, está sendo usada equivocadamente por pessoas boas e cheio de boas intenções. Só será do outro, quando verdadeiramente, o outro estiver em posse daquilo que estiver confessando. Por exemplo, um pai de família,  dirá a minha casa, e não a nossa casa. Ele diz a nossa casa, logo, todos poderão entrar, e permanecer dentro dela.  Então, esta terminologia, no Brasil gigante por natureza, deverá os seus interlocutores da língua pátria reformular conceitos que estão danificandos  estruturas possessivas e de pensamento confuso.
Por isso, amigo, ao mudarmos as referências, nos dias de hoje, deverá ser de entendimento clarividente do que às claras são ou não de verdade. As expressões ditas no âmbito da coletividade não se expressam com veracidade, quando se oculta às verdades absolutas sobre a propriedade de fato. Podemos dizer,  Brasil é nosso. Não temos dúvidas, podemos ir e vir com liberdade para qualquer ponto do país.  Portanto, de todos os brasileiros que moram, vivem, pagam os seus impostos ou não, falam o português e estão trabalhando para vê-lo crescer cada vez mais, é o conjunto de esforços de todos para o todo.  
O uso do termo, "nosso" só poderá ser de fato usado,  quando estiver no usufruto de todos. Quando exemplifiquei à guisa de modelo, Jesus é meu Senhor e Salvador, estou identificando à você uma declaração pessoal e  não poderei, forçar, o aplicar o uso da palavra com autoridade para impor aos demais. Nem por outro lado, os que temem os santos, e usam a palavra para dizer "nosso", se se aplicar no sentido "globalitório" , se houver uma comunidade neste sentido.
Porém, sabemos, os que seguem a Jesus Cristo vem aumentando gradativamente no Brasil. Mesmo assim, não poderemos adotar o sistema de aplicar "Nosso", por mais que haja aumento de pessoas que estão aderindo espontaneamente a fé. Porque a fé é individual, a confissão é pessoal. Portanto, cada um deverá ter uma confissão pessoal que Jesus Cristo é o seu Salvador e o seu Senhor. A inclusão coletiva por este, por aquele pregador, poderá inferir uma falsa crença que todos são "filhos". Somente serão, quando receberem em seus corações, por meio da palavra proferida, João 1.12. Você se torna um Filho de Deus, quando recebe o Senhor Jesus em sua vida? Pense Nisso.

OS FRUTOS DA PACIÊNCIA

       O que poderia produzir uma árvore? Em sua essência seria o seu fruto. É óbvio que o fruto de uma mangueira, logo, dar-se-á uma manga. Diga-se en passant que ela produz anualmente. O que diria da goiabeira da mesma sorte, produziria a goiaba na estação própria.

 

       As árvores produzem no tempo determinado. Não se forja uma árvore a produzir. Ou dirá o homem produza frutos, ó abacateiro! Ela não ouvirá a voz humana, pois, o homem não tem comando para dizer que ela produza. O máximo que homem poderá fazer: colocar adubos, aguar, cuidar,  enfim, e esperar que ela cresça e que no seu período dê o seu fruto.

 

       Elas (árvores) seguem o tempo programado para dar o seu fruto. Algumas com abundância e outra com escassez de produção. Mas, o que é certo que elas produzirão em pequenas ou grandes quantidades. Mas, darão o seu fruto no tempo marcado.

 

       O livro de Salmos 1, compara também, ao que é temente a Deus a produção de seus frutos. Assim como as árvores, nós também, de igual modo produzimos frutos que serão alimentos para outros. De maneira que no tempo próprio, e essa é a peculiaridade. Produzimos frutos, à medida que crescemos, nos tornamos maduros. Elas se tornarão frutíferas quando se tornam adultas. Pois, também chegará o momento de produzir frutos que irão alimentar pessoas ou humanos.

 

       A paciência em nossa vida pode gerar frutos que são chamados de Paz e Justiça. Se por outro lado, a impaciência gera frutos de injustiça e de intranqüilidade. Logo, a paciência produz uma certeza do fruto vindouro. De tal forma, a tartaruga mesmo sendo devagar pode chegar ao seu destino. Os velozes coelhos chegarão primeiro, contudo, poderão chegar com rapidez. Mas, aqueles que ainda vão devagar chegarão ao seu destino.

 

       Portanto, os frutos da paciência, não podem trazer confusão, pois que espera sempre alcança. Outra citação sacra diz: "Deleita-te no Senhor, Ele concederá os desejos do teu coração". Ela , a paciência, produzirá um fruto que o que virá, com certeza trará a benção prometida para cada um. De igual modo, os frutos de cada árvore vem no seu tempo próprio, assim virão os seus frutos a seu tempo. Espera, pois, no Senhor.

 

 


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COMO ESTAMOS SENDO VISTO?

           Antigamente os crentes foram apelidados de protestantes ou hereges (1) porque protestava principalmente o pecado, ou melhor, dizendo, as ações de transgressões às leis espirituais do Senhor. Jamais seria no contexto a pessoa humana que merece todo o respeito, porém, as ações do homem eram vistas como desobediência aos fundamentos da Lei maior  e universal  deixada por Deus.
 
            Tratava-se que anteriormente que as pessoas pensavam que era uma ofensa a pessoa. Quando o professante da fé cristã protestava as ações dos gentios, referindo as práticas distorcidas, ele contestava a ação e não as pessoas. O que seria essa distorção, a idolatria, preencher o lugar de Deus por outros deuses num exemplo. Porque há um Deus e há os outros deuses.
 
            O que está em voga é a ação dos indivíduos. Essas ações que o levam a práticas que afetam tanto a sociedade, o grupo, ou a si mesmo.
 
            Hoje em dia, foram mudados os termos são chamados de evangélicos. Agora os críticos ainda usam o termo seitas. Termo usado para designar uma pessoa que diverge do pensamento de uma religião que dita "oficial", entretanto, o Estado brasileiro é considerado laico ao assunto. Ele não possui uma religião adotada, portanto, os privilégios não devam ser apenas de uma.
 
            Um grupo pensa de um modo, e pensa que a sua verdade é absoluta, ou como, se ele fosse propriedade do Criador, pelo contrário; nós que somos propriedades como criaturas dEle. Frente ao livre-arbítrio, o homem pode escolher ser criatura ou ser filho de Deus. Não será esta ou aquela que dirá ser o seu representante, pois, a fonte está em Deus, invisível, não palpável, em Espírito e real. Ele não se encontra numa sociedade organizada por religiosos, ou  em árvores, em rios, lagos, porque tudo são obras de suas mãos. Ele não poderia estar em suas obras, pois, Ele é o Criador.
 
            Enfim, são críticas deveras oposicionistas porque nós cremos que podemos chegar ao Senhor Deus por meio de Jesus Cristo,  assim como nós temos: cabeça, tronco e membros, assim o é a existência de um Deus-Trino, como essência de Único e Verdadeiro.
 
______
(1) Usado muito na Idade Média
 
 

NÃO FUJA DA BATALHA



                   
      Nós chegamos a este mundo. Evidentemente, pelas vias normais de acesso.  Ele dotou a mulher de capacidade de procriar e homem de fecundar.  Daí , o mundo chega para nós,  pela combinação de dois corpos naturalmente ligados pelos sentimentos, amor, e outras emoções.

      Os jovens, principalmente, vêem demonstrando menos vigor que os veteranos. Ali, acolá encontro um mancebo desencorajado com a luta diária. Alguns pensam que é um "céu" trabalhar nos países chamados de "primeiro mundo". Lá, pensam eles, é o país da prosperidade. Ledo engano. A vida pode ser dura lá, dura também aqui. Pelo simples fato, de acomodar ou enterrar os seus objetivos pararam de sonhar na vida.

      Tenho encontrado jovens que ao lhe perguntar sobre o seu futuro estudantil. Alguns repetidamente, têm dito que onze anos de estudos é o suficiente. Travaram-se as perspectivas de avançar nas conquistas intelectuais, oportunidades de trabalhado e conquistar o seu espaço debaixo do sol.

      Precisa-se de corajosos que se disponha a vencer a si mesmo. Não vencer o seu próximo, não vencer o mundo,  as pessoas verão a sua disposição de lutar, merecer nesta luta. Até o seus inimigos cedem quando você triunfa. Porque você soube lutar dignamente, e alcançar a vitória.

      Paulo, considerado 13º apóstolo escreveu assim: "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a Fé...". Em suas palavras demonstram no fim do combate e a guarda da fé. Há alguns que nem começaram as lutas, já desistiram.
 Por isso, meu amigo, que está desanimado prepara-se para a batalha. Lembre-se que o Senhor  se encontra ao lado dos seus servos para pelejar. Não desista, porém, fique firme e anima-te para a conquista. Como compôs um músico1: "Batalha não é batalha se não surgem as provas".  Pense nisso, crie objetivos para a sua vida e se levante, vá em frente!

_________
1. Não conheço o autor desta melodia, porém, se encontra nos arraias cristãos 

     

PARABÉNS ÀS MULHERES!

 Hoje deveria ser feriado para todas as mulheres.  Nós temos tantos feriados, de santos que não conhecemos, de  datas  que tem  pouca  relevância, e  os feriados merecidos. Que todos os homens decretassem um feriado em casa, isso mesmo, que cada marido fosse para cozinha e fizesse aquele almoço especial. 

 Há, na sociedade moderna  de hoje, o  homem  ainda  que  esquece de sua companheira  dando-lhe  os  parabéns,  um beijo, um  carinho e até mesmo gesto que demonstre amor.  Por isso, que a minha  apologia ao  feriado a "Elas" é justo. Porquanto, existem homens que não se se apartaram do mal, e deixaram de amar; aquela que quando o Criador a criou, retirou uma costela, dizem os especialistas que aquela costelinha bem perto do coração, para que o homem a amasse sempre.        

O dia 08 de março, dizem os registros históricos, é comemorado em memórias daquelas mulheres que morreram em prol de uma luta justa nos Estados Unidos da América. Daí se alastrou no mundo inteiro a necessidade de lembrar aquelas valorosas mulheres. Mas, olvidemos ás vezes que muitas  mulheres estão perecendo pelo seu próprio companheiro, fazendo as estatísticas aumentarem gradativamente nos casos de violência.
      
       Poderia ser feriado nacional para todas as mulheres. Por quê?  Todos os homens têm uma, duas, três mulheres em suas vidas. Deixa-me explicar isso melhor. Primeiro a mãe que o gerou: uma. Segundo: a esposa para os casados. Terceiro: as filhas para aqueles que as têm. Tratá-las bem, com amor, respeito e carinho será:   um presente valiosíssimo , não somente neste dia, porém todos os dias do ano, das décadas e do século.

       Assim, que cada homem lembre de sua mulher, oferecendo-lhes presentes, palavras, gestos , atitudes que estejam afinados com o amor. Numa harmonia entre o côncavo e convexo, para que a perpetuação feminina se prolongue por muitos e muitos anos. Como diz a recomendação de Paulo aos Efésios 6: 25 " Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a  igreja, e a si mesmo se entregou por ela ".  Paulo, exortou aos homens que amem suas mulheres ( esposa,  mãe , irmãs, filhas). Parabéns pra você !



terça-feira, 27 de setembro de 2011

A PÁSCOA

 Todos querem receber ovos na Páscoa.  Falando no assunto,  não importa o tamanho, principalmente as crianças, as mulheres em sua grande maioria. O chocolate parecer ter um atrativo. Sem contar, que os supermercados colocam aquelas parreiras enormes e tentadoras. Os olhares femininos não resistem, e não ficam apenas no olhar.  Nesse ínterim o significado deixa de ser libertação, e passa a ser de "ganha-peso",  "kilinhos"  a mais na balança. O.K.  Inda bem que se faz uma vez por ano. Assim o bolso do homem  não ficará vazio  o ano inteiro.
Para os judeus, um povo considerado especial para o Senhor Deus. Ele escolhera aquele povo para vir ao mundo. Para eles representam, biblicamente, segundo o relato no Velho Testamento a  saída do Povo de Israel da escravidão do Egito.  Essa comemoração, possui um significado extremamente importante o da  "libertação", da total  "independência", do grito de "liberdade".  O povo que vivia no massacre e na opressão de Faraó, e através do grande estadista Moisés, fora liberto. Por isso, quando um   governante é chamado por Deus para dirigir um povo  sempre haverá benção para toda a Nação, Ele não decepciona os seus escolhidos.
 
Agora, não podemos julgar os hebreus  como responsáveis pela ocasião de uma nova Páscoa que o próprio Jesus veio compartilhar. Eles foram instrumentos de Deus para abençoar o mundo. Assim como chegou até nós a salvação por meio deles, eles também poderão ser alcançados com a mesma redenção. Era o plano divino e estudado a milhares e milhares de anos. Quando o Senhor prometera ao único homem afastado do  Criador. Em síntese, o amor de Deus veio de um povo para toda a humanidade. Porque Ele "amou o mundo"  registra-se em João 3:16.
 
A Páscoa tomará um novo rumo nas pessoas,  que apriori compreendam, e  entendam  que Ele chegou ao mundo como o promessa bendita a Adão. Não com um arsenal bélico e usando forças terrestres para impor e sim, para transformar aquela natureza degenerada  em "novidade de vida". Para alguns cristãos, que se inicie na fé, levará ainda tempo para entender.  A Páscoa que Jesus instituiu é aquela no coração liberto das paixões , das arestas, dos dissabores, do pecar que causa o sofrimento.Visto que o homem por mais que se esforce não conseguiria estar perfeito diante do Senhor. Quando João Batista O encontrou, assim ele se manifestou,  "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo". Ele foi o Cordeiro que no   passado os antigos faziam simbolicamente , e no presente;  Ele representa o Elo  que retorna à Origem.    
      
Portanto,   pensemos na Páscoa como liberdade e libertação das correntes espirituais  que nos escravizava no pecado.  Que Ele tirou todo nosso fardo  das costas e podemos andar livremente e confessar em nossos corações. E muitos pensam que Ele continua em templos feitos por mãos de homens, em organização e em concretos armados.  Pelo contrário, Ele habita e quer sempre morar  nos templos  humanos feitos à imagem e semelhança do Pai. Por fim, Ele  continua à porta "Eis que estou à porta e bato". Ele deseja   entrar e verdadeiramente torná-los livres. Ele é o meu Libertador! JESUS CRISTO.  Ele pode  ser o seu também. 
 
      
 
 

 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OLHEM OS NOSSOS ÍNDIOS?




Contemplamos um quadro real e triste nesses dias. Diante de uma realidade cruel e bárbara aos nossos próprios olhos. Onde crianças indígenas perecem com toda fartura de nosso Estado. Onde temos um dos maiores rebanhos de gado, onde a fartura de plantações não se compara. Entretanto, crianças morrem por falta de comida.

Não só por falta de comida, como de amor ao próximo. A inexistência de amor ao seu semelhante tem levado os pobrezinhos à lástima de toda humanidade. E que tem feito o próximo que está próximo a eles? Onde estão as famílias, as igrejas, as associações organizadas, os programas sociais da sociedade como um todo. Não está havendo amor, por isso estão morrendo. Quantos poderiam fazer bem a si mesmo, tirando apenas uma refeição e doando para eles, afim de que não pereçam?

Conheci uma esposa de pastor que no ano passado, solicitava alimentos, roupas usadas para levar a uma tribo indígena. E os membros daquela pequena comunidade ajudavam satisfatoriamente. Só que "uma andorinha não faz verão", já dizia o ditado popular.

Creio que na cidade onde há esse índice terrível de destruição, poderá ser refeito pelo amor dos que estão próximo. E creio que lá exista a caridade. Falta de despertamento, de incentivo para que os corações, ali se abram, dêem de si, do seu próprio, daquele excesso que são desperdiçados diariamente.

Contudo, a própria sociedade descrê dos programas ou entidades que ao arrecadarem os alimentos não entregam efetivamente aos necessitados. Não porque não querem. Ás vezes por falta de como transportar, como ocorreu com Tsunami. Colheram-se toneladas e toneladas, entretanto, os alimentos estão deteriorando por falta de condução.

Ah! Meu caro, você poderá fazer algo? Doando algo, pessoalmente, os que moram perto da Grande Dourados, poderão se mobilizar. Provando que vocês amam, principalmente os verdadeiros brasileiros, que por serem nativos e habitantes desta terra. Demonstre a prática do amor de Deus. Vocês serão conhecidos pelo amor que expressar ao seu próximo, o mundo inteiro saberá que onde se ama não se deixa morrer.

domingo, 25 de setembro de 2011

DIÁLOGO ENTRE PAIS


Um vizinho chegou a um cidadão e disse que queria conversar a respeito da educação de seus filhos. Ele achara que aquele pai não estava dando boa educação aos seus filhos. As crianças gostam de correr, o corre-corre e a gritaria tão comuns na infância que isso afeta principalmente a sensibilidade dos idosos.

Então, aquele cidadão conversou com o pai daquelas crianças, que os seus filhos correm e gritam, brincam de esconde-esconde, e fazem a festa, o que é típico nessa faixa etária.

Aquele senhor para achar algo que dissesse contra os atos da criançada,  justifica dizendo que os pais deixam  os filhos em total  “liberdade”. E isso ele estava referindo nas brincadeiras incessantes dos meninos. E são descuidados no trato, e em discipliná-los.

O homem descreve suas qualidades, dizendo: “Sou militar da reserva, 31 anos de bons serviços, tenho uma ficha limpa e eduquei os meus 4 filhos e 2 netos tudo sob uma boa disciplina. Dei um bom exemplo para eles. Ele, no entanto, queria dizer que o outro pai  não tinha fundamentos para educar os seus filhos. E Isso no pensamento e  no “entender” dele.

Aquele pai humildemente, também apresentou algumas características: Olha senhor, tenho algumas qualidades que você  desconheça:  Leio a Bíblia para eles, oro e ajoelho diante do Senhor por eles, conto-lhes estórias e histórias, procuro educá-los no Temor do Senhor.

Além do mais, procuro demonstrar não apenas de aparências ou de  palavras, mas pelas atitudes e gestos para que eles vejam, no exemplo, na conduta de um pai que  dialoga, que não espanca, que não se vicia, enfim  um pai que considera-se um espelho, que podendo atirar pedras e ser quebrado. Todavia, o caráter dele demonstra a irrepreensibilidade dos seus gestos que são sinceros.

O homem abaixou a cabeça. Ouviu, e achou que o conceito que ele tinha daquele pai, era menos do que o seu. Ele notara que aquele pai tinha algo muito além, do que uma ficha limpa no serviço militar. Ele tinha um coração humilde, ele buscava na Palavra de Deus o alimento diário, ele buscava na oração o fruto de um crescimento contínuo.

Assim, portanto, encerrou-se o diálogo entre um pai já vivenciado com um pai em fase de convivência familiar. É sabido finalmente que a lição de um serviu para o outro e do outro serviu para ele. 

sábado, 24 de setembro de 2011

A FALTA DE PAZ NOS CORAÇÕES

O que leva a pessoa a não ter a paz no coração. Porque em tese a paz é a ausência plena de guerra entre si mesmo. Mas, no mundo em que vivemos a guerra está instalada dentro de nós.

Porque somos impulsionados a avançar todo dia como se fosse numa campo de batalha, e isso; faz com se levante para a conquista.  E essa conquista se traduz basicamente para atender aos nossos caprichos: o ter.  E dessa forma, ser diferente, ser dominante, ter expressão.

São formas que as pessoas estão caminhando em direção do alcançar o seu objetivo, seja para agradar a namorada, ou a noiva, ou ainda a esposa. Há os que tentam demonstrar as suas conquistas as cobranças da própria sociedade. E a impetuosidade dos desejos ansiosos do coração do homem o leva a fadiga sem cessar.

No afã de conquistar traz inúmeros conflitos dentro do lar. O homem se torna áspero com sua companheira, alguns as tratam desrespeitosamente ou a ponto de agredi-las radicalmente.

Como poderá o homem ter a paz no coração colidindo entre os desejos da alma de possuir, mesmo a fardo pesados sobre os seus ombros.  Fica-se num dilema diante de um embate no ter as riquezas materiais a custo de conflitos internos no convívio social.

Portanto, ou teremos a paz no coração ou teremos aflições para o mesmo sentimento. Quando você alcança os bens da terra, logo, o coração sente-se satisfeito porém infeliz. Porque a forma que muitas vezes você procura alcançar traz infelicidade a outros. Aí o coração sofre internamente.

Enfim, ou mantemos a paz, e vivemos mais ou teremos mais frutos “materiais”, no entanto, a vida reduzida ao finito e bem menor. João completa dizendo as palavras do Mestre: “Deixo-vos a paz, a minha vos dou; e não vô-la a dou como o mundo a dá”. Entende você isto?

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

QUE TEMPO ÓTIMO!




Após uma estiagem prolongada, de fato chegou a chuva. E com muita vontade. Toda a estação do ano requer cuidados especiais. No inverno os pais precisam prevenir os seus filhos, colocando agasalhos, não permitir andar descalços.

Já no outono, têm-se os dias secos, a umidade relativa do ar fica muito baixa. E isso pode ser prejudicial à saude de qualquer um. Nessa época, os genitores deverão providenciar toalhas nas janelas, baldes de águas nos quatros para manter um ar equilibrado com a presença da água.

Na primavera ocorre o maior tempo das chuvas, isto é, entre esta e próxima. É preciso alertar a população para o acúmulo de águas paradas e que apodrecem os com os lixos e outros detritos.  A importância da limpeza em sua residência, bem como aos arredores. O cuidado deve ser amplo. A saúde das crianças e idosos deve ser observada com desvelo.

No verão, muito sol, muita praia. Aqui por exemplo, não há praia, entretanto, precisam cuidar os pueris para que não fique demasiadamente no “solão”, isto é, naquela tocha de rachar o couro cabeludo, e que provoca diversas doenças de pele.  E as crianças procuram rios, mares e as piscinas e se divertem com água.

            Portanto, minha amiga (o) as observações precisam estar de prontidão, tal qual uma  sentinela, as recomendações bíblicas “Vigia e orai”. As estações do ano, elas estão aqui para ser desfrutadas com sabedoria e discernimento, pois, o Senhor Deus nos criou a todos com inteligência, use-a com bom senso.

             E todos, sem exceção foram dotados de capacidade. Basta você procurar o conhecimento, perguntando, redargüindo, questionando. Creio que o homem não pode perecer com o pecado da desinformação, ou seja, falhar pela ignorância, uma vez que tudo está à sua disposição. Enfim, fica a sugestão do Senhor Jesus: Pedi, e dar-se-vos-á, busca e achareis; batei, e abrir-se-vos-á ( Mateus 7:7 ) 1  .

N.E______
1. Versão: João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

INFLUENCIA TU, O MUNDO DE HOJE

O cristão foi chamado pelo Senhor Jesus Cristo para influenciar o presente século.  É mister que seja um influenciador nesta sociedade com pensamentos de toda a espécie. Todavia isso é natural que haja idéias diferentes pessoas de todos os tipos.

Mas, o papel do fiel seguidor do Senhor Jesus é torná-lo conhecido no seio de seu convívio natural e ambiental. E essa influência torna-se necessária, onde você mostrará a sua marca no mundo que caminha para satisfação material.

É claro que não estou aqui para assolar os que procuram angariar os bens do mundo, isso pode satisfazê-lo. Tudo bem continue assim. Agora os bens  não podem ter a primazia em suas vidas. Porque eles pertencem a terra e na Terra ficarão. Concorda. Não obstante, o que importa é que você mostre que a singularidade do Evangelho de Cristo priorize em seus corações.

Sem dúvida, a mensagem cristocêntrica choca os padrões sociais de hoje e se faz necessário ter sabedoria para conviver sem ser influenciado, e sem perder amizade, e sem perder a cordialidade.  Mas, a sutilidade dos humanos tende a colocar pensamentos que em vez do cristão dar a palavra final, simplesmente recheiam de fatos os ninhos da vida pessoal do cristão.

Portanto, cabe conforme conselho de Paulo: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento em Cristo Jesus”. Assim, pois, cada um que recebe a Cristo deverá marcar sua presença em seu lar, como verdadeiros crentes. Uma tarefa onde você também é chamado para brilhar nesta geração sem rumo e sem direção.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NASCEU O REDENTOR

Estamos no mês que nasceu o Redentor. Que em termos reais ainda não nasceu. Não quero falar apenas do "menino" que nasceu há 2003 anos atrás. Por que consistiria esta mensagem apenas numa fase da vida do Senhor? Por que relembrar apenas um momento de sua vida. Reflita-se a infância para entender sua missão, e o objetivo aqui na terra.



Quando se retorna ao passado distante e traze-o ao presente para que a mensagem transmitida não sofresse alteração no percurso deixando de narrar toda a verdade.

Por que há pessoas que ainda não permitiram o seu renascimento em sua vida? Significa que não há natal para eles. Se não houver nascimento em sua vida, então se deduz que não houve uma nova vida.



Na prática, não seria de fato o mês de dezembro, o verdadeiro aparecimento das estrelas e anunciação do nascido de Deus. "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".(Mateus 1.21)



Porém, para fixação de uma data, até por conta do comércio que movimenta recursos financeiros e as pessoas tendem a consumir mais, mais alimentos, enquanto ao seu vizinho tem menos. Mas seria só alimento a felicidade dos homens? Não.



Aí o sentido para alguns cristãos que consiste em comer uma refeição "melhor", será apenas o alimento que o coração humano necessita ou presentes. Porém, o cristão deverá utilizar o seu termômetro espiritual: a temperança. O comer demais não seria excelente no final de ano. Porque não é o fim da pessoa, e nem a finalidade do natal. Porque há o descontrole na alimentação, pelo fato de ser o último ano do mês não lhe dá o dever de extrapolar o Temple of God (a) que é o seu corpo.



Meu caro irmão! Prepare-se para alegrar neste natal, mais com um verdadeiro júbilo n'alma e não esqueça de dar o seu abraço, o seu beijo, o aperto de mão ao seu próximo, e o olhar compassivo.



Portanto, verifique toda a sua vida e veja se há algo, e não guardes qualquer rancor, mágoas, faça um check-up (b) geral. Retire tudo que é nocivo. E verdadeiramente o Senhor Jesus nasça em sua vida e renasça em nossas.





N.E_____________


a. Em inglês significa Templo de Deus.


b. Do inglês averiguar, fazer um exame geral.







terça-feira, 20 de setembro de 2011

UM PENSAMENTO A SER REFORMULADO

Um professor, numa reunião escolar, diz: "Uma andorinha só não faz verão".  Esta reunião era para decidir no grupo magisterial  pela paralisação de suas atividades por um dia, conforme comando do sindicato da categoria.
Naquela ocasião apenas 1 professor se manifesta pela paralisação. Os demais ficaram acuados diante do impasse. Há professores que foram promovidos, dessa forma, a defesa se pautará em outros interesses. Há os contratados que não possuem votos de decisão, por conta, de um político que os trata com a punição de demissão compulsória por lutar pelos seus interesses.
O sindicato se manifesta por um dia. Na realidade os mesmos colegas que se abarcam pelos interesses classistas, na verdade, estão se amparando no desejo de continuar fora de sala de aula, fugindo assim o desconforto das indisciplinas escolares, dos afazeres de elaboração de provas e as enfastiadas correções, e das aporrinhações  de colegas ditos "coordenadores" que transpassam  a função de coordenador à chefe no cumprimento dos planejamentos escritos nos prazos estabelecidos.
Outrora o colega é professor, porém, se afastam das lutas pelo Piso que era Teto, do Piso que se tornou uma "agradinho", ou seja, treze por cento é um cala silencioso para esta classe. Enquanto outros estados da federação já implantaram o piso, pois, acreditam que a Educação de qualidade parte-se nos investimentos em seus servidores que lançam mão ao arado e propõem modificar sua sociedade por um caminho mais justo e mais qualitativo.
Por outro lado, os colegas, mais a frente, perdem toda a credibilidade no afã de agradar sempre ao patrão, prefere ficar do lado dele, por um tempo. Depois que perde às mercê ponta conta de mudanças de governo, perde-se também as amizades no decorrer dos anos.
Por isso que o professor é comparado a uma "estorieta". Esta estória é muito conhecida. Um elefante que tem medo de um ratinho. Todos já viram ou ouviram em desenhos ou revistas. O elefante tem medo de um ratinho. Os professores são comparados a um elefante, pois, ele é forte, possui estrutura, possui massa. O ratinho é um pequeno animal.  Mas o que se sabe que o elefante demonstra pavor e medo diante do pequeno animalzinho.
Lições que se aprende que o elefante desconhece sua força, o ratinho sabe que não tem poderio diante do elefante. Todavia se mostra superior e capaz de controlar todo o elefante.
Enfim, o professor é refém dele mesmo, dos colegas que não sabem organizar-se, vírgula até sabem. Este gostinho sempre o outro  dirá:  "Ele quer  aproveitar a oportunidade e chegar lá". Diga-se en passant  que a classe do magistério poderia eleger em cada pleito 5 deputados e 5 vereadores. Entretanto, chega-se lá um  que torna uma gota no oceano.
Portanto, a minha opinião mudou. O Senhor me disse endireita o teu pensamento e veja Elias o meu servo.  O Pensamento é este agora: "Uma andorinha traz verão, primavera, outono e inverno". Elias era um só e contra 400 profetas de Baal (1), pensara que estivesse só. Porém o Senhor estava com Ele. Um só homem revolucionou a sua época. Ele orou e não choveu durante 3 anos. Depois orou e a chuva voltou a cair. Assim é você meu amigo. Quando estiver em comunhão com o Senhor não se  encurvará diante da falsa idéia que permeia o seu pensamento. Você pode mudar esta geração e este Estado e este Pais.  Pense nisso.

 (1) Antiga adoração do povo de Israel, quando
abandonaram  a Deus.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O MUNDO SERÁ MELHOR QUANDO O ESPELHO ESTIVER LIMPO

Pensamos que o mundo tende a melhorar com o avanço de descobertas de tecnologia, ciência, curas de doenças, combates de Dengue 1, 2 e 3. Todavia, a humanidade caminha Pari Passu a mercê de tornar-se o melhor lugar.  Você dirá, Élcio você sonhando? Acorda.
 
Podemos tornar-se melhor, se nós corrigir os nossos próprios erros. Consertar um corpo é impossível. O máximo que se pode fazer é conviver com o torto. Um atleta que após jogar futebol machuca o dedo o que acontece? Terá que visitar o médico e engessar. O dedo não será o mesmo.
 
O meu dedinho machucou com um toque simples de uma bola murcha. Nas brincadeiras chamadas de "Peladas" com o respeito que o termo designa, que nada tem haver com "roupas". Eu poderia murmurar porque o enfermeiro não colocou direito o gesso e o dedo permaneceu "Torto". Eu  fiquei alegre em muito alegre porque com dedinho torto, eu pude fazer notas musicais no violão que antes eu não fazia. Dessa forma, posso louvar ao Senhor nos momentos a sós e em particular com Deus. Poderei cantar, cânticos novos e antigos, um motivo a mais.
 
O que podemos colaborar para que a Sociedade se torna saudável. Do ponto de vista cristão, a leitura entre grupos familiares, leia a Bíblia como fonte de Instrução para o crescimento familiar. Ela corrige e conserta, anima e fortalece, fere a alma e  concede o bálsamo.
 
O lar é uma milésima parte do Cosmo e a presença na sociedade faz com que os laços familiares estejam fortalecidos. Por isso, a imperiosa necessidade conforme conselho de Paulo aos irmãos de fé: "Orai sem cessar". A oração faz o processo de fortalecimento espiritual. Pois combatemos um combate além da esfera física, e que se combate por meio das súplicas.
 
O mundo será melhor quando cristãos estejam dispostos de transformá-los pela renovação de seu entendimento recebido por Cristo Jesus. A revelação da Palavra se encontra em sua Palavra e pelos seus servos que ministram segundo a chamada estabelecida. O Bom testemunho do Cristão pode falar mais alto que as suas palavras, portanto, tende o exemplo dos fiéis a Cristo no mundo que eles vejam a Glória do Senhor em suas vidas.
 
Portanto, o que queremos neste mundo viver melhor ou deixá-lo em estado habitável. Para tanto, devemos transformá-lo conforme o conhecimento que temos de Deus e que para tanto precisa ser plantados conforme a sua Palavra. Pense Nisso. Um abraço grande. Em Jesus, amigo.