Quando chegava o tempo das chuvas, geralmente, no final do outono. Muitos alunos deixavam de ir à escola. Mas, sempre tinha um aluno apelidado de "CDF". Aquele que faça chuva, ou faça sol, ele sempre estava presente na escola. Afinal, nem todos pensavam como ele. Agora, todos pensam que não precisamos estudar e se esforçar.
Isso é um costume do povo brasileiro. Isso reflete em todos os setores, quando cai um toro d'água, as pessoas ficam mais acolhidas em seus lares. Em se tratando de escola pública, o esforço intelectual diminui. E a aprendizagem é importante para o desenvolvimento social do país é ignorado pelo próprio cidadão. Mas, as famílias não têm estimulado a prática e a importância ao estudo em suas vidas.
Um menino respondeu ao professor: "Meu pai, não precisou estudar e por isso, não há necessidade de esforçar-me o bastante". Aquele jogador de futebol chegou ao pico da fama sem se esforçar intelectualmente. E esse é o caminho para o sucesso, pensa ele.
Há minutos e horas preciosas jogadas no lixo pelos escolares, que não querem ver o seu futuro feliz. Que o estudo é trabalho, e que o trabalho produz riqueza. Inúmeras vezes jogam no lixo algo que não se recupera jamais: o tempo. O tempo está chegando, avançando sem parar. E esse desperdício lhe faltará mais tarde. Espero que os jovens abram seus olhos sobre esse assunto.
Um professor resolveu oferecer aulas de inglês e matemática na periferia, aulas totalmente grátis, apareceram apenas 2 alunos. E assim mesmo, não foram persistentes desistiram logo. Então, aquele cooperador eventual do seu bairro, chegou a seguinte conclusão: "Os menos favorecidos não galgam a escada do sucesso porque, simplesmente não querem, e sua genética está propensa ao comodismo e ao conformismo". "Nasci pobre e permanecerei pobre", pensam eles.
Não é por falta de incentivo. Veja o que o governo faz por ele: vagas ociosas nos educandários, material escolar, biblioteca, recursos de informática e vídeo. São tantos benefícios, e as escolas públicas estão ficando vazias por falta de alunos. Em contrapartida os presídios estão lotados por falta de educação dos homens. Onde está surgindo a ferida? Em casa, na escola, no trabalho, os dirigentes municipais e estaduais etc.
A opção se encontra no jovem, suas mentes estão sem o direcionamento e firmeza de caráter.
Então, a solução é pessoal. O jovem precisa mudar o pensamento, precisa ter fé, alcançar a vitória. Vencer os desejos da carne que o conduz à preguiça e à indisposição, a exemplo, de alguns alunos fidelíssimos, que mesmo chovendo granizo, pedra, peixe, eles estão na escola para estudar. Enfim, não é por falta oportunidade que todos não estão crescendo e sim pela ausência do pensamento que os estudos não lhe fazem falta. Por isso, precisa tomar uma atitude em relação ao seu próprio futuro.
Um país grande precisa de jovens que pensem grande, que tenham atitudes nobres de um vencedor de todas as adversidades da vida. Não seja um acomodado e não aceite tudo que está impedindo de prosperar em sua vida.
JESUS TE AMA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário