terça-feira, 3 de janeiro de 2012

UM SINAL GRÁFICO PODE MUDAR SEU ENTENDIMENTO.

         Uma frase que tipicamente muito interessante, face a colocação de um pequeno sinal gráfico. Quando Jesus disse a Pedro que "Antes que o galo cante três vezes me negarás". Insurge-se daí que ao colocar uma vírgula depois do cante, você terá um sentido. O significado seria antes do cocoricó do galinho, Pedro iria negar Jesus por três vezes.
 
         Quando você coloca a vírgula depois da palavra "Vezes", teríamos então um valor semântico diferente. O galo iria cantar a quantidade de três, e Pedro  negaria apenas uma. Percebemos então, um sinal pode mudar o rumo das coisas.
 
         Somente quem conhece a história bíblica por meio dos relatos dos evangelhos sinóticos poderia perceber a trajetória dos fatos. Nos filmes dos dias atuais têm modificado sensivelmente a direção do foco natural do cristianismo.
 
         O uso que fazemos das palavras relacionadas com a história pode-se criar uma versão diferente. E essa versão pode transmitir um teor contrário ao exposto pelo autor.
 
         Na história ilustrada de Jesus e Pedro simboliza o preço que Pedro iria pagar mais tarde. Ele que estava disposto a suportar tudo por amor ao seu Mestre, logo, passado um tempo estaria ele mesmo negando uma fé inda não substanciada em Cristo.
 
         Isso fora observado no contexto da língua portuguesa. No hebraico não poderia dizer o mesmo. Mas, acentua-se aqui que um elemento sinalizado poderá causar no receptor uma compreensão correta ou equivocada.
 
         Outro fator a observar que o fato aconteceu pela manhã. Geralmente os galos cantam de manhã. Esse acontecimento ocorreu após a madrugada que se aproximava à Páscoa e Jesus havia passado a noite em sofrimento.  E bem cedo, antes mesmo do galo cantar, Pedro haveria de demonstrar sua negação de conhecê-Lo.
 
         Porém, a própria fala o entregava. Ele conviveu com o Mestre por mais de três anos, e nessa comunhão, ele aprendera como dizer, expressar, e posteriormente a utilizar a autoridade concedida pelo Senhor.  Por mais que ele se esforçasse, ele não saberia nem mentir porque os seus gestos e articulações verbais estavam contundentes na vida de Pedro.
 
         Portanto, diletos, a forma como queremos dizer as coisas  poderá ser interpretada diferente, quando colocamos uma partícula em lugar inapropriado. Produzindo dessa forma, novos entendimentos que podem simplesmente estagná-lo na ignorância espiritual ou colocando adequadamente poderá  ajudar as pessoas a conhecer o verdadeiro caminho.  Pois bem que nenhuma vírgula possa desvirtuar a Fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Um grande abraço. 
 
JESUS TE AMA!

Nenhum comentário: