sexta-feira, 12 de agosto de 2011

VOCÊ TERIA CAPACIDADE?


                      
Todos os motoristas  que aprendeu bem a lição de casa, saberiam o significado da Placa R-14.  Que significa CARGA MÁXIMA PERMITIDA de 10 t. Um aviso para que o condutor de veículo observe que o permitido não deve ultrapassar aquela quantidade. Sabe-se que os estudiosos da área, já fizeram, pesaram, e chegaram a  seguinte conclusão que aquela é a capacidade que o veículo poderá suportar. Não adianta, insistir com isso, os estudos já foram minuciosamente testados.

O nosso corpo, via de regra, também possui uma capacidade tanto para suportar peso como situações.  Quase a maioria conhece a expressão “encher o saco”, não sei de onde vem e  geralmente vai circulando pelos lábios afora. Quem conhecer o significado poderia, me responder, dando as fontes, de que como surgiu o uso da mesma.  Porém, quando  um ser humano atinge sua capacidade em relação ao seu próximo, Ele se exprime daquela forma não “encha o meu...”.

É natural, pois, se um caminhão  que fora preparado para suportar 10 toneladas, com  essa capacidade deverá andar. Pessoas , também, possui uma capacidade de suportar situações adversas que muitas vezes o outro sobrepõe.  Se os eixos, e as peças  dos veículos não suportam ir além, bem como,  a compleição  de um corpo físico não poderia ser diferente.

Um pai , certa vez, explicou ao filho o que seria a capacidade de suportar. Pegou o caminhãozinho  do menino, e colocou no chão. E , disse _ sobe no caminhão. O  Caminhão, sendo de plástico suportou o peso de 23 quilos. Entretanto, o pai propôs ao filho  que subiria no caminhão, é claro, com o peso de 95 quilos.  E disse se poderia subir.  _ Não, você vai estragar o meu caminhão? _ respondeu  o filho.  Se você subir , terá que comprar  outro.

Na vida cristã, porém, muitos têm deixado de ver o aspecto do suportar, como característica  fundamental  para a convivência em harmonia. São casos que se apresenta como oportunidade de testemunhos. Aquele que enche a cara de  "líquido", sabendo que cada  estômago, tem sua capacidade e isso  se torna insuportável ao seu cônjuge.  O que  provoca o próximo  para ver sua reação.  O que conduz o outro ao extremo a ponto de não se olharem mais mutuamente. Existem enes  fatores que tem sido carga pesada ao seu contíguo.

Deste lado, o que cada Cristão precisaria  desenvolver ,  o que Paulo escreveu aos I Coríntios 13.7 – sobre a prática do "suporte"  veja lá “ Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Este finalzinho do versículo que a vivência poderá transformar a sua vida  e do seu achegado. Ainda que o outro se coloque na posição de testador, ou, que ele esteja acorrentado em situações que por ele mesmo, se torne incapaz de sair. Caberá ao discípulo de Jesus fazer a diferença com o seu agir e o seu exemplo.

Suportar tem sido difícil para a humanidade. Todavia,  ao conhecer o Salvador, Ele sim,  suportou  toda aquela afronta no corredor e rumo ao Calvário. Não se faz necessário assistir o filme a Paixão de Cristo, para que creiamos que  Ele é o Filho de Deus. “Porque bem-aventurados os que não viram e creram” João 20.29. Para que você se decida ao lado dEle, e saiba de toda a trajetória de Jesus Cristo, para provar o quanto Ele nos amou.  Aleluia!

Finalmente, meus caros,  tratando-se de capacidade, está comprovado que humanamente falando cada um por si, não teria e não tem como colocar em prática tal desenvoltura. Pela razão já discorrida, pela nossa natureza limitada, pela forma como fomos criados. Entretanto, por meio de Jesus Cristo, que carregou aquela Cruz por nós, e que possamos com a sua ajuda suportar uns aos outros, e perdoando uns aos outros e chegaremos à estatura de Varão Perfeito. 

Nenhum comentário: