quinta-feira, 31 de maio de 2012

UMA CULTURA DO TARDIO PARA FALAR


O ser humano é falante por natureza. Fala além da medida e proporciona harmonia ou desarmonia entre o ambiente. Quando falamos estamos semeando uma palavra que irá frutificar. O fruto que se colhe depende o que você for plantar. Se você plantar bondade, não resta a menor dúvida, que você colherá bondade. Quando você cumprimenta o outro, dizendo: "Bom dia", o retorno será um "Bom dia".
 
        Nas relações humanas podemos observar que existem relações espirituais universais, teremos que saber e ter o domínio para ouvir o outro. Ou simplesmente manteremos numa posição superior e o outro na inferior. Quando se fala de seres humanos, lidamos com a mesma espécie, uma raça  humana, existência de humanização.
 
A humanidade tem a mesma necessidade biológica, fisiológica, natural, se alimenta, senta no "trono", possui um espírito. Lembro do  profeta Amós que pregou "Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de  ouvir as palavras do Senhor" (Confira em Amós 8).
 
        O Ser vivente clama por algo, além deste simples corpo. Alguns fazem uma transversalidade com outros fatores. Não podemos esquecer de respirar porque queiramos ou  o homem veio do  sopro divino. Ele soprou o seu hálito e passamos a ter vida (Veja no livro de Gênesis). Graças a Deus, acordei hoje, porque Ele conservou o seu sopro!
 
O que faz outro melhor, a aparência física, os dotes  materiais, a posição que ocupa na sociedade, o status. Nossas relações com outro deveria ser além de meras formalidades humanas. Por trás, o homem esconde intenções do coração, Jeremias disse "ele é enganoso", contém maldades, entendo deveriam ser renovado pela presença do Senhor.
 
        Mas o homem precisa ter ouvido para ouvir a mulher, para ouvir as crianças, os jovens, os adolescentes. Eles clamam para serem ouvidos. No entanto, os desejos egoístas de uns e assolam a alma humana de outro, pois a sociedade capitalista primazia os que têm, os que ajuntam em celeiros, e, portanto falam mais alto. Por isso, o sábio disse: "O rico fala com dureza com o seu próximo, e o pobre fala com rogos".
 
         Se não desenvolver a capacidade de ouvir o outro, não se completa. Ser tardio para ouvir; significa ser vagaroso para ter um coração aberto às necessidades do outro.
 
        Quando você está em grupo. Consegue controlar sua fala, e esperar que o outro fale, e depois você  fala sem interromper o que está sua frente. Ou as falas se chocam e numa luta de perdigotos, um quer superar o outro.  Pode ser a ausência de "domínio próprio" no falar, que Paulo, apóstolo, escreve aos galatenses como fruto do Espírito. Dominar um pequeno membro que Tiago, apóstolo chamou é muito difícil.
 
Portanto, um instrumento que precisa ser afinado para produção musical da vida, poesias para alma, harmonia para orquestra. A vida é uma grande sinfonia de pardais. Contudo, quando alteramos o tom da voz, estamos desafinando a sinfonia da vida, quando não deixamos o outro falar, estamos estragando a música humana. Enfim, amigo ou amiga, aprendamos a falar, sejamos  como a tartaruga para falar e competente para ouvir a música que toca o coração da vida, a voz de seu próximo. Pense nisso.
 
Um grande abraço.
No Senhor Jesus.
 




terça-feira, 29 de maio de 2012

DEUS É FIEL

Este é um dos atributos que se refere ao Criador. Quando se refere a fidelidade do ponto de vista do cristão, estamos referindo as promessas que Ele próprio não pode negá-las. O homem natural não pode entender, de fato, estas coisas. A relação é espiritual. Por um lado, considera-se como um Pai, sustentador, provedor de todo o Universo. No entanto, quando os cristãos dizem que Ele é Fiel, justamente se coadunam com fatos que marcam  a vida em relação ao atendimento de uma oração ou respostas de orações.
 
Por outro lado, o homem simples, dirá: "Ele é fiel, logo, somos inféis". Não se pode comparar a fidelidade do homem, que é mortal, passageira, finita, com a fidelidade de Deus, Eterna, duradoura, infinita. Quando alguém coloca em seu veículo a seguinte mensagem: "Deus é fiel". Ele está ressaltando a magnitude que obteve em resposta aquilo que Ele promete em suas múltiplas promessas que são para aqueles que crêem e obedecem.
 
Digamos que Ele prometeu a Abraaão que seria Pai de uma grande Nação. Vejamos que Abraão creu nessa promessa, mas, no percurso, ele quis fazer ou adiantar o propósito divino. Nisto ele incorreu  em sua humanidade e queria realizar ou "cooperar" com o Senhor ao envolver-se com sua secretária. Veja que o Senhor permitiu que decidisse em tomar decisões que não eram a vontade dEle.
 
Mas, a fidelidade do Senhor permaneceu na vida de Abraão. Ele teria o filho da promessa, e a promessa fora comprida, apesar da idade avançada de Abraão e Saara.
 
Portanto, amigo(a) a fidelidade de Deus para conosco é permanente. Não é prudente desconhecermos suas promessas, e tampouco, duvidar daquilo que Ele promete, pois, Ele, embora tarda, não deixa de cumprir todas suas promessas. Quando você vir a expressão: "Deus é Fiel" é porque aquele alcançou uma promessa e que Ele a cumpriu em sua vida. Crê você também nisto?
 
Um grande abraço.
No Senhor Jesus.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

O QUE ENTRA PELOS OLHOS?

 
Os olhos são a porta de entrada para a nossa alma. Quando Jesus disse quando  os seus olhos forem bons todo o seu corpo o será. Dessa forma podemos entender a respeito do cuidado que prestamos aos olhos. Por eles nós alimentamos o nosso espírito e a nossa alma. O espírito que permite pelo livre-arbítrio escolher o que é bom ou o que é mau.
 
Os olhos alimentam a alma nos desejos que são corretos ou que são lascivos. Pelos olhos o homem pode cobiçar a mulher. Dessa cobiça produzir frutos que desabona os mandamentos do Senhor. Ou vice-versa a mulher cobiça o homem casado e nutre o descaminho que não é permitido. Pelos olhos também os jovens solteiros se encontram e formam a família de acordo com os padrões divinos.
 
Pelos olhos o homem fica desejando. O desejar de coisas materiais ou imateriais pode produzir o sentimento negativo chamado inveja. A inveja pode gerar sofrimento ao que olha e deseja.
 
Portanto, o cuidado com os olhos é de vital importância para os fatores saudáveis. Por isso as Escrituras recomenda acerca da "concupiscência dos olhos", o desejo intenso pelas coisas materiais que são laços para homem cair.
 
Enfim, coloque os seus olhos fitados no autor e consumador da Fé: em Jesus Cristo. As tentações podem vir pelo olhar. Há uma melodia que diz: "Terás vida em olhar para Jesus o Salvador". Ele conhece todas as necessidades humanas, pois, a seu tempo as suprirá. Veja que a sua fidelidade extrapola.   Não cobices o que é dos outros. Tenha alegria em seu coração, pois, o Senhor será a sua alegria.
 
Um grande abraço.
No Senhor Jesus.
 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

QUANDO OUVIMOS SUA VOZ

   
Um poeta escreve a frase: "No silêncio é possível ouvir a voz de Deus". Quando Jó, um dos personagens exemplos de sofrimento humano, mesmo assim não retribuiu a responsabilidade do "mal" recebido a Deus. Ele sofreu perdas de bens materiais, de familiares e bens sociais, bens de honra, ele  procurava onde pudesse encontrar uma  voz de alento. Os amigos lisonjeiros, em palavras claras "Puxa-sacos"  se tornam adversários  e "inimigos ferrenhos", e ninguém podia dar uma esperança que explicasse sua situação.  
 
O homem quando caiu da graça e bondade do Criador, procura até os dias de hoje,  correr velozmente de sua presença.  O homines pensa que a voz do "Todo"  está nos trovões, nos relâmpagos, nos fenômenos metereológicos que Ele próprio criara. Jó um certo momento entendeu que a voz do Senhor estava no  redemoinho. Tal qual Elias, o profeta quando fugia da Jezabel. Como seria a voz do Senhor? De maneira que o homem recusa terminantemente  se aproximar do Santo dos santos.
 
O Salmista declara que uma noite faz de declaração a outra noite, uma linguagem poética e personificada. A voz do clama no deserto, foi o reconhecimento dado a João Batista, pois, ele era o preparador do Caminho do Senhor. Foram suaves a sua voz? Não. Foi dura e severa, "Raças de Víboras". Numa transposição de Raça humana para Víboras. Ou seja, podemos usá-la para o Bem ou para o Mal. Com ela você pode enriquecer o pobre, e alimentar esperanças para os que vivem. Com ela você pode conversar com o próprio Deus, mediante a oração, pois a liberdade já foi alcançada em Jesus Cristo.
 
Como ouviremos a voz daquele que pode convencer-nos  do Juízo e do Pecado. Mas a que juízo queremos alçar?  Os convencionados  instituído pelo homem ou pela sociedade?  Não. O juízo que o Espírito Santo de Deus o leva a reconhecer o estado miserável e incapaz do próprio homem a se encontrar.
 
Durante a sua vida, você já ouviu a voz de Deus? Ele estaria longe para falar contigo? Não, Ele está perto do homem. Sua forma de expressar perante Ele, é levado em consideração. Enfim, a voz é a forma de você falar e  retirar os "fones de ouvidos" que fecham a entrada da voz do Espírito. Ele fala a mim e fala você. Saiba, porém, que age conforme o caráter escriturísitco de Sua Palavra. Pense Nisso. 
 
Um grande abraço.
No Senhor Jesus.
 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A FAMÍLIA ALÉM DE UM AGRUPAMENTO DE PESSOAS


A família tem os seus pilares fundamentos na criação divina, o próprio Deus a criou. A existência de um país depende do grupo menor chamado família. Assim como para se ter uma nação saudável é preciso ter a família saudável e bem estruturada.
Já foi dito que um dos alicerces daquela instituição é a oração. Portanto, cabe ao "Chefe de família", a iniciativa de ensinar a esposa e aos filhos a importância de estar ligado ao Criador. O homem necessita de Deus em sua vida, e não como arcabouço de sustentação do clã familiar.
A oração necessita ser fortalecedora. Os membros necessitam entre si de fortalecimento e recebimento de orações entre si. Cada membro possui uma necessidade, seja espiritual, emocional, material, biológica etc. Quando o grupo se fortalece na oração o combate ao "mal" se torna firme. Eu preciso de oração tanto quanto os membros que integram a minha família. Por isso, dileto amigo (a), é necessário desenvolver família cristães resistentes baseado no alicerce da oração.
Paulo aconselha dizendo: "Orai sem cessar". Dessa forma, não há "Inimigo" que resista, onde houver a solicitação da presença de Deus, "Ele", com certeza fugirá de você e de seus familiares.
Portanto, amigo (a) comece um grupo de oração constante em seu lar. Comece estabelecer alvo de fortalecimento, um lar fortalecido depende de como os seus membros se fortalecem. Depois, continuaremos com o assunto no próximo tópico.
Grande abraço.
No Senhor Jesus. 



terça-feira, 22 de maio de 2012

OS FRUTOS DA PACIÊNCIA


O que poderia produzir uma árvore? Em sua essência seria o seu fruto. É óbvia que o fruto de uma mangueira, logo, dar-se-á uma manga. Diga-se en passant que ela produz anualmente. O que diria da goiabeira da mesma sorte, produziria a goiaba na estação própria.

As árvores produzem no tempo determinado. Não se forja uma árvore a produzir. Ou dirá o homem produza frutos, ó abacateiro! Ela não ouvirá a voz humana, pois, o homem não tem comando para dizer que ela produza. O máximo que homem poderá fazer: colocar adubos, aguar, cuidar,  enfim, e esperar que ela cresça e que no seu período dê o seu fruto.

 Elas (árvores) seguem o tempo programado para dar o seu fruto. Algumas com abundância e outra com escassez de produção. Mas, o que é certo que elas produzirão em pequenas ou grandes quantidades. Mas, darão o seu fruto no tempo marcado.

O livro de Salmos 1 compara também, ao que é temente a Deus a produção de seus frutos. Assim como as árvores, nós também, de igual modo produzimos frutos que serão alimentos para outros. De maneira que no tempo próprio, e essa é a peculiaridade. Produzimos frutos, à medida que crescemos, nos tornamos maduros. Elas se tornarão frutíferas quando se tornam adultas. Pois, também chegará o momento de produzir frutos que irão alimentar pessoas ou humanos.

A paciência em nossa vida pode gerar frutos que são chamados de Paz e Justiça. Se por outro lado, a impaciência gera frutos de injustiça e de intranquilidade. Logo, a paciência produz uma certeza do fruto vindouro. De tal forma, a tartaruga mesmo sendo devagar pode chegar ao seu destino. Os velozes coelhos chegarão primeiro, contudo, poderão chegar com rapidez. Mas, aqueles que ainda vão devagar chegarão ao seu destino.

Portanto, os frutos da paciência, não podem trazer confusão, pois quem espera sempre alcança. Outra citação sacra diz assim: “Deleita-te no Senhor, Ele concederá os desejos do teu coração”. Ela, a paciência, produzirá um fruto que o que virá, com certeza trará a benção prometida para cada um. De igual modo, os frutos de cada árvore vem no seu tempo próprio, assim virão os seus frutos a seu tempo. Espera, pois, no Senhor.

Um grande abraço.
No Senhor Jesus.



O AMIGO EM CRISTO

Este mês poderia ser instituído um ato social entre os chamados "irmãos". A finalidade consiste, pois, em participar em grupo familiar, escolar, trabalho, igrejas, clubes etc. O motivo principal é lembrar de Jesus Cristo, o Salvador. 
Colocar os nomes numa caixa, e depois, começam a retirar o nome. Ele será motivo de oração, de agradecimento, de intercessão, para que o outro receba uma benção seja de cura da alma, do corpo físico, de restauração de amizade, de perdão entre irmãos.

Deverá manter o sigilo até a revelação. Os presentes serão salvas de orações em comunhão, o objetivo neste momento, não será a troca presentes materiais, pois, o foco não é consumismo do natal.

Os presentes serão comunicados por gestos de elogio, de gratidão, de mansidão de espírito, em que, a comunhão se restaure entre o grupo com o Senhor Jesus. Nas palavras do Senhor, "Fazei isto em memória de mim". Uma Ceia espiritual cuja finalidade é ressaltar os valores espirituais como alicerce do cristão.
Na verdade, seria um Amigo em Cristo, ligado por meio da Fé. Onde o sentimento maior seja o estar em comunhão, louvando, cantando: Hosana, hosana! Ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.  Este é o meu Amigo e Senhor! DEle falo a toda gente!



quinta-feira, 17 de maio de 2012

AS NORMAS CRIADAS PELOS HOMENS

     
Os homens se associam. Desta associação produz grupos de um lado um líder e de outro lado os subordinados. Do grupo surgem as regras que se tornam produto de regulamento de instrução de dominação ou de chamado de coordenação.

Por isso aqui ou ali os homens se dispersam. Justamente para não estar subordinado ao homem. Porque  a minoria se torna melhores que a maioria, e esta maioria é subjugada pelos que mais sobrepõe aos outros.

Em todos os campos existem a sobreposição seja político sobre o cidadão, seja religioso sobre os fiéis, seja profissional sobre os leigos. As regras criadas pelo homem tornam-se produto de centralização, e disto frutifica-se em regalias e privilégios para os mínimos em detrimento dos demais.

 Jesus rompeu com os paradigmas dos fariseus em sua época. Os fariseus entendiam de leis, e eram reconhecidos como doutores  em teologia do Antigo Testamento. Neste contexto a utilizava para proveito próprio da elite de seu povo, e criaram-se novas regrinhas que superavam a principal, tais como: Lavar as mãos, não comer isso ou aquilo.

As regras criadas por eles superavam o principal e valia mais que as leis mosaicas e  Jesus veio quebrar o fardo que isso pesava aos seus irmãos. Como cita o próprio Jesus mais a frente: “Amarás ao Senhor teu Deus, a teu próximo e a ti mesmo.”

Hoje em dia não é diferente que há grupos que colocam fardos nas costas de seus membros e fiéis. Onde a aparência se torna básico, não corte o cabelo, não faça a barba, não use calças compridas,  onde as aparências externas são mais exigentes que o principal. Os homens que se tornam melhores acabam ficando por cima dos outros por entenderem melhor o funcionamento dos mecanismos dominantes.

Para Aristóteles o homem domina sobre a mulher, e a alma sobre o corpo. A dominação acaba permeando os vários campos, entre eles o do saber. Por isso meu amigo, fuja da ignorância, busca conhecer a verdade, pois, o homem para se tornar feliz, quando não está preso ou subordinado a nenhum outro mortal.
Por fim, dileto amigo (a) Deus deseja a sua felicidade, e a minha também. Por isso requer que você a busque intensamente, Ele propõe ao homem um vida feliz e que você tenha conhecimento. Conhecendo você terá entendimento, e o entendimento terá discernimento. Sabendo, de fato, quem quer deixar o homem livre, e quem quer deixar homem aprisionado.

 O que poderá fazer um homem mortal? Você encontra a resposta na Palavra de Deus, “Não temas”, jamais pode ter medo,  principalmente do semelhante que é igual em estrutura: física, espírito e alma. Portanto, confie no Senhor e será verdadeiramente abençoado, multiplicado e agraciado. Pense nisso. Um grande abraço.

No Senhor Jesus.
Élcio Cunha.




     

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A REGÊNCIA DAS FUNÇÕES



Cada um ocupa uma, duas ou mais  funções na sociedade.  Dessa forma, você precisa descobrir a função mais nobre que lhe seja relevante. Enquanto o cidadão cumpre o seu papel no mundo, a Terra continuará girando suas vinte quatro horas.

Todos têm as mesmas horas, aparentemente sim. Reflitamos o aproveitamento que cada um oferece do que foi recebimento, a semelhança da Parábola dos dez talentos, cuja narrativa expressa pelo Senhor Jesus. Nos talentos você recebe uns mais ou menos. Em se tratando de Times, para o alemão “chronologischen Zeit“, como se aproveita de fato o“cronos“. Sabe-se a luta por tempo requerido, simplesmente, porque acomodamos com a qualidade de tudo está bem. Paulo, apóstolo, chega a dizer firme aos irmãos“Remindo o tempo porque os dias são maus“. Veja, estamos caminhando para o futuro que iremos enfrentar. Nascemos, crescemos, estudamos, alimentamos, casamos, geramos filhos, trabalhos, quantas ações. Por outro prisma, disperdiça-se o tempo com os monstros ocultos da futilidade. Eles ofucam a mente dos amigos, o tempo vai caminhando, e as pessoas deixaram de preparar para o futuro presente. Mas devemos estar ciente que no juízo teremos prestar contas  dos segundos, dos minutos e das horas.

Fica o momento,  espero não estar tomando o seu tempo para desperta-lo. Pode ser que também esteja precisando do tempo para ser mais útil. No entanto, o aproveitamento desse tempo não é descoberto por todos aqueles que precisariam saber. Tanto o bilionário (que pouco trabalha) ou que muito trabalhou, foi lhe  dado a oportunidade de ter, tanto aquele cidadão simples sem aparente condições financeiras.  Mas quero dizer aos amigos e milhares de irmãos na fé, que poderia ser mais bem aproveitado o tempo. Deus criou o homem igual, todos bebem água, come arroz, come salada, come carne. O que diferencia um do outro, se temos a mesma natureza.

Você já ouviu a frase: “O tempo sara tudo”. Embora tenhamos que pensar diferente desse pensamento. No trato de que quando você recebe o mal, procura não nutri-lo. Por exemplo, a vingança, quanto você alimenta, ela produz muito mais mal, quando você entrega a vingança ao Senhor, pois, Ele sim retribui a cada  um o fruto produzido seja o bem ou seja o mal.

O tempo requer que você produza o seu trabalho, plante, semeie, construa suas relações amizades com o ambiente e com o mundo das pessoas. Então, não podemos aceitar “fabelas” que acorrentam a alma ao escravismo de “inutilidade”. Na parábola dos talentos os servos recebem pelos menos um, requer que você tem a possibilidade de multiplicar, veja bem, pelo menos um você foi dotado. Portanto, seja o melhor naquilo que Deus o contemplou.  Ele o criou para realizar grandes projetos de transformação social. Você possui inteligência, entendimento, raciocínio. Que riquezas materiais podem comprar isso, nenhuma. Portanto, o tempo está voando. Quando você for capaz de se libertar de si mesmo. Dos pensamentos que o arrastam para baixo.

Observe que a vida, existem pequenos pesos que estão ao nosso redor. Não digo das relações que você possui com pessoas próximas. Elas devem ser amadas e conservadas. Mas o vínculo invisível de que não és capaz. Não acredite nisso. O Senhor dotou de capacidade,  tanto quanto do inventor da lâmpada, que se põe a inventar, quanto do banqueiro repleto de usuras, uma inteligência. Enfim, dileto, amigo, espero que ao escrever este texto, eu tenha sido útil para sua vida. 


quinta-feira, 3 de maio de 2012

O NÚMERO CINQUENTA UM


Quando se fala em 51, logo vem à mente, uma boa ideia. Este é o número que foi fixado na minha camiseta da corrida "Dê a preferência à vida", cuja idealização foi do deputado Jerson, com muita modéstia, se referiu  as causas que vieram dos fatores e dos clamores da sociedade por uma vida melhor. O governador começou o discurso com a seguinte palavra: "Meus amigos".

A importância do evento traduz na luta pela vida, a vida grita e fala mais alto. Tendo em vista o "Placar da Vida" cair todos os dias. Mas, que tal citar mais uma boa ideia? Cada cidadão tem uma. A possibilidade de criar mais ciclovias além dos 38 km já existentes. Que tal o cidadão plantar mais uma árvore e cuidar até o seu crescimento? Mas é preciso ter uma lei.

 O movimento deve partir tanto das autoridades quantos dos seus cidadãos. Temos um Estado próspero que os mesmos podem comprar 2 ou 3 carros. Contudo, o lugar que é o ambiente está difícil de locomover, principalmente, na hora do "Rush". O conforto nem sempre significa a melhor opção. A vida como um complexo geral onde todos vivem não para si, para que o outro tenha o livre acesso.
 O cidadão precisa criar dentro de si a importância do respeito à vida. Ele tem apenas uma e que Deus dotou o Ser humano de capacidade de externá-la com inteligência e capacidade de convivência. Este é mecanismo que nós teremos que lidar no dia a dia. As campanhas são inúmeras, mas quando o placar da vida vai prolongar? Depende de mim e de você. Queremos acelerar para o encontro com Deus?

 Uma coisa temos certeza? Que o homem encontrar-se-á com o seu Criador a fim de justificar todas suas ações para manter o próximo vivo. Porque coube a Ele doar a vida, e a Ele retornar todos viventes da Terra.

 Portanto, a iniciativa governamental, sobre a vida principia nas atitudes que todos temos  perante a vida, e isto é  sine qua non na manutenção das gerações futuras de um país. Por isso meu amigo, crie sua ideia, para agregar além das "51" existentes, outras de maneira que vivamos bem, harmoniosamente e feliz.
 
 
 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

UM DIÁLOGO DECENTE ENTRE O CHUCHU E O JILÓ


Estive num bate-papo com um irmão de fé. Ele fez uma explicação digna de nota: ele explicou que o Jiló é um fruto que o seu sabor não mistura com outros. Isto partindo de uma experiência particular de como preparar um prato saboroso. O Jiló misturado ao frango, ao arroz e outros alimentos, não sofre influência dos sabores de qualquer outro alimento. Achei isso impressionante. Como disse, partindo de uma experiência empírica.
 
Por outro lado, disse-me, o amigo, que o Chuchu é de fácil absorção de sabores por outros alimentos. Embora, o Chuchu contenha segundo um saudoso amigo, Pr. Mauro de Souza, que ele possui três tipos de vitaminas A, B, C, sendo Água, Bagaço e Casca. Esta era a forma e  o tipo simplicidade dele dizer a respeito do mesmo. Mas tarde, uma senhora lhe convidou para almoçar e fez uma pratada e caprichada de Chuchu. Ele ao ser solicitado para servir o prato, ele disse que falava do Chuchu, porém, não era o seu prato preferido. Então, ela não entendeu porque tanto ele falava do Chuchu.
 
Que lições podem ser extraídas desses dois frutos? Amigo...(a), sendo uma pessoa que possui as características do Jiló, no sentido de ser imiscível, quando mesmo misturado com outras pessoas, outros pensamentos, ele se mantém intacto. Que virtude é essa? ou Q caráter demonstra ter o fruto do jiloeiro? Podemos dizer que é "imisturável"assim como água não se mistura com óleo numa experiência científica. Podemos dizer que o ser humano pode ter uma virtude neste sentido. Podemos pensar que a "Rosa" está no meio dos espinhos, e continua junto mais separado.
 
Há pessoas que estão no meio de uma sociedade que culturalmente está corrompida, mas a cultura não a corrompe. Que estranha capacidade é essa! De onde vem?  Por isso, encontra-se o diferencial no Jiló. O Jiló sempre será Jiló e não receberá a influência de outros  sabores, afirmou o amigo.
 
Por conseguinte, o "Chuchu" no sentido figurado, do dicionário: o bonito, o querido. Um formato que recebe a influência de outros sabores, e isto, culturalmente está dentro da sociedade em geral. Então, temos um demonstrando uma qualidade interna e outro uma virtude externa.
 
Portanto, como você tem sido amigo ou amiga, no campo da práxis.  Este argumento que tive como aquele irmão, foi muito proveitoso. Que levou a esta reflexão como tem sido a minha vida diante de Deus. Pois, Ele é fonte de toda a Vida.
 
Quando mantemos ligados, por meio da fé, ainda que invisível aos olhos de toda a humanidade, teremos um caráter conforme o padrão jiloeiro,  ou manter-se na aparência do chuchuzinho e que a sociedade quererá possuir por motivos de interesses capitais. Mais do ponto de vista espiritual será semelhante a Ele se andarmos de acordo aos padrãos estabelecidos em sua Palavra. Enfim, espero que esta diminuta argumentação lhe traga um proveitoso senso de consideração e respeito com sua pessoa. 

Um grande abraço.