segunda-feira, 9 de abril de 2012

A VIRTUDE DO TRABALHO


Trabalhar é uma das tarefas que nem todos gostam de ouvir. Principalmente, quando chega o domingo e na segunda-feira ter a obrigação de trabalhar. A maioria considera o dia da "preguiça". Todos sabemos da origem bíblica que o trabalho, surgiu devido a queda do Homem no jardim do Éden. A princípio seria uma forma do homem conquistar ou retribuir aquilo que não soube desfrutar junto ao seu Criador. Lá, os primeiros habitantes gozavam de tudo, saúde, paz, riqueza, harmonia e bem-estar. (1) 

Trabalhar pressupõe esforço físico, mental, disciplina e rigor. O Trabalho produz a riqueza, e a riqueza traz diversos confortos para a vida. Existem duas formas de obtê-la: a forma legal e a forma ilegal. É claro que a primeira exige disciplina, trabalho sério, persistência, tempo, e anos e anos, por outro lado a forma ilegal é rápida e momentânea. Porém, ainda, o trabalho sério requer uma disposição incansável do seu produtor. E daqueles que querem a riqueza rápida, nem sempre utilizam os meios rigorosos da vida. 

"Seis dias Trabalharás", as palavras do Eterno ao homem, podemos entender não como um castigo, mas como um benefício para nossa alma, corpo e espírito. O que seria dos homens (homem e das mulheres) se não tivessem o trabalho? É claro que há pessoas no lugar errado, há pessoas que cursaram faculdade errada, e há pessoas que trabalham, porém não gosta do que faz. Ficarão insatisfeito, ficarão com raiva, entrarão em conflito, e aquela harmonia entre trabalho e produção versus riqueza cairão por terra. 

Trabalho produz bem-estar. Assim como, o atleta que pratica um esporte com disciplina e determinação o seu organismo libera uma substância que o deixa de "bem com a vida". Da mesma forma, o trabalhar o deixa de bem, quando você faz algo que o apaixona que o leva fazer com coração. Trabalhar naquilo que você tem satisfação, prazer, e vontade nada o deixará fadigado. Doutra maneira, quando as emoções e sentimentos estão voltados para outro lugar e a pessoa não vê, ocorre o conflito que o perturbam pelo resto da vida. 

Para o trabalho produzir riqueza, é necessário harmonizar o que você gosta, o que lhe satisfaz, o que lhe motiva. Pensemos um pouco, se Roberto Carlos, o cantor, não gostasse de cantar, e fosse jogar futebol seria um desastre em sua profissão. Se Paganini não tocasse o seu violino e apenas fosse um apresentador, talvez não teríamos desfrutado de sua riqueza cultural. Todo trabalho envolve as esferas que possibilita descobrir qual o caminho das pedras. De repente você é um diamante da comunicação, ou menino de ouro no futebol, ou servo temente a Deus. Faz-se necessário descobrir, onde está o seu tesouro? 

Enfim, é preciso descobrir o você pode fazer para ajudar o seu próximo, com o seu trabalho, de modo que as pessoas que vão receber descubra que você as ama, e está fazendo para o bem delas. Servindo de uma forma que amenize a diversas "dores" do seu próximo. Trabalhar é o caminho para você se realizar. Portanto, além de fazer a sua parte, lembre-se as palavras do grande Salomão: "A benção do Senhor é que enriquece". E acrescento as palavras de um senador de grande reputação ilibada de nosso Estado, o qual encerrou, no seu discurso de campanha dizendo: " O muito sem Deus é nada, e o pouco com Deus é tudo." Trabalhe, porém, com alegria, amor e satisfação do dever cumprido. 


1. N.E_______ 
(Quero aqui dizer que o trabalho, passou ser pesado após a queda do homem. O trabalho existe, pois, o Senhor criou o Trabalho, e Ele trabalha por nós).


Nenhum comentário: