sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SEJA RICO DE LEITURA

  
        Tem sido uma lástima para um país, a falta de leitura. Sem ela, produze-se enormes prejuízos para o cidadão. Se deixar de ler a bula, o paciente não saberá, por exemplo, a importância do remédio, ou, as reações adversas. Muitos se tornam "ignorantes" por não se esforçar na leitura. Mas, a qual a importância de tudo isso? Traria algum benefício para si? Está evidenciado que as experiências de outros colaboram para esclarecer as idéias de outrem. Isso se pode dizer, o que outro adquiriu e repassou ao seu próximo tem facilitado a vida.

        Alguém já fez críticas severas a respeito do "analfabeto político", é o tipo de sujeito que ignora o que ocorre na política. Desconhece que enquanto humanos, somos sujeitos da relação cidadão-responsabilidade, com impostos, taxas e que alguém; tomará partido ou vantagens nas decisões. Somos seres habitantes desse país, e estamos imbuídos e relacionados com deveres e obrigações/direitos.

        A leitura faz aumentar o conhecimento. Por isso, quando se conhece bastante fica difícil ser enganado, malogrado, as pessoas tendem a defender de idéias déspotas, imperialistas e dominadoras. Quando se propõe a ler, você conhecerá o que outro pensa; vive, relaciona-se, nem sempre está visível a olhos não"óticos". Depende, do conhecimento que cada um tem da vida, para visualizar o mundo, e tem todos que vivem ou viveu conhece o que  é viver.

        No contexto do mundo atual, uma leitura só não basta. Deve-se fazer outras leituras, contradizer, questionar, aprofundar, sem entretanto, desrespeitar o Ser Humano como pessoa,  capaz de entender qualquer assunto dentro de seu prisma.

        Uma ocasião um amigo católico, emprestou-me um livro, cujo título seria: Pedro, O Pastor, da Editora Loyola, li por inteiro e devolvi. Achei interessante, onde o autor fala sobre o Apóstolo Pedro. Não por ser ele de outra linha de pensamento, que eu não iria ler o livro. O Cristão precisa ser aberto ao diálogo, discordar de uma idéia, não significa que somos inimigos. Pelo contrário, idéias opostas, fé num único Deus.

        A leitura de obras se torna importante, porque você conhece a alma do escritor e seus caminhos percorridos. Ele mostra, como pensa, escreve e vê o seu mundo de hoje. Nesse momento, abro um espaço, para dizer que o Senhor Jesus, em seu tempo aqui na terra, fizera uma observação aos seus ouvintes, dizendo: "Errais porque não conheceis as Escrituras Sagradas". Ele aponta aos conterrâneos da época que a ausência de Leitura traziam uma vida equivocada a respeito do próprio Deus.

        Acredita-se que não podemos ler uma vez, e interpretar a Sua Palavra. Porque podemos incorrer em interpretações equivocadas ou pessoais do homem. Então, é preciso ter discernimento, ouvir, estar atento porque quando lemos a Palavra de Deus poucos terão entendimentos  acerca do que está escrito. Porém, o mais importante, para o cristão não é ter uma montanha de conhecimento, e sim, conhecer o seu Deus, e sua redenção; através do Senhor Jesus.

        Finalmente, meus amigos(as),digo estas recomendações para que você possa ler de tudo, porém, leia a Bíblia , pois, são Palavras do Deus, Eterno. Não será na primeira leitura que você se tornará perfeitamente conhecido. Quanto mais você a lê mais perto você fica da presença do Senhor.

      


JESUS TE AMA!        

Nenhum comentário: