Gostaria de compartilhar aos futuros pregadores da Palavra de Deus alguns conselhos básicos que ajudarão no ato de falar em público. Quando era criança, e recém-converso ao Senhor Jesus Cristo. E estava disposto a compartilhar a experiência pessoal.
Morávamos numa vila de casas, em Corumbá - MS, e no fundo, havia uma reserva ambiental, uma pequena lagoa, onde estavam os sapos. Então, subia numa pedra, pela manhã cedo, e lia o Novo Testamento em voz alta. De maneira que os “sapos e as pererecas” eram os ouvintes do texto Sagrado. Assim, fui adquirindo o hábito de ler para público animal. Sabia que os sapos não iam rir de minhas falhas, defeitos, gaguejos etc. Como é comum nas fases iniciais de enfrentar auditório. Mas era a forma de poder adquirir o equilíbrio para vencer as próprias barreiras.
O mais surpreendente disso é que não sabia, depois de muitos anos, fico sabendo que os vizinhos que ouviam a leitura que eu treinava, mais tarde, eu encontro com um deles, e não sei os demais, como irmão em Cristo Jesus , ou seja, a semente lançada para os “sapos” foram alcançadas ao vizinho que ouvia a leitura diária.
A princípio, não era objetivo meu, pregar-lhes, e sim, treinar a leitura em voz audível. Todavia, a obra quem fez foi o Espírito Santo. Ele quem a faz, mediante a instrumentalidade de seus servos, discípulos, seguidores, enfim. Por isso, pregador, é preciso estar disposto a vencer o “medo”, eu sei que todos somos cheios de “frios na barriga”, suor, transpiração, pois caracteriza a capacidade de sermos “humanos”. Mas com o jeito, treinos e práticas levam a vencer os seus temores e angústias.
Outra experiência que tive, quando estudava na escola pública, e quando os crentes eram convidados para participar de “Missa na Escola”, era também a oportunidade que obviamente, tínhamos para falar abertamente de Jesus Cristo, sob o ponto de vista da conversão ao Senhorio de Cristo. O convite ficava em uma única vez, porque depois não se convidava mais, porque quando o crente fala, outros não “gostam”. Tudo bem, direito deles.
Portanto, amigo, querer ser um difundidor incansável na pregação do Evangelho. Como treinar, busque informações com pessoas experientes, idôneas, sábias, tementes e que ame a Deus, seguidores e respeitadores de seus mandamentos e ensinos. Creio que somos capazes de evoluir, no sentido, espiritual e da alma. Por fim, procure sempre estudar, além da Bíblia, se possível for, uma faculdade, um curso teológico, e assim sucessivamente. Se aprimore e faça o melhor para o Senhor dos senhores.
Um Grande Abraço.
No Senhor Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário