quinta-feira, 19 de julho de 2012

FELIZ DIA DAS MÃES!


Não há palavras para agradecer as mães. Seriam poucas ou inúteis dizer ou corresponder o amor materno. Todos que estão vivo no mundo; ou viveram, vieram através de uma mãe. Tenho uma mãe, cujo nome se chama Maria. Tenho uma esposa que se chama: Maria. Nada como um dia especial para elas. Por isso, tenho em minha vida duas pessoas especiais, cujos nomes se assemelham. 

Entretanto, o que poderia comparar o amor de uma mãe. Ela é símbolo de respeito, carinho, afeto. Mas, será que os filhos estão retornando as suas mães com a ternura que ela merece? É tempo de refletir o seu amor, a sua renúncia. Não se podem medir quantas lágrimas, as mães choraram pelos filhos, e o tempo e a paciência, a dureza quando foi necessária. Por isso, esse momento é amplamente comemorado, relembrado com singeleza de coração, sem, entretanto, esquecer aquele amor compartilhado.

Há filhos sem suas mães, porém, um coração agradecido, jamais esqueceria aquelas que já foram. Ela fica na memória, no coração, na lembrança. O que ficou, produziu frutos maravilhosos. Até mesmo aquela surra, demonstrou um ato de amor materno. 

Caro amigo, o segundo domingo do mês é o Dia das Mães, não esqueça de ligar, de orar por ela, agradecer pela sua vida, demonstrar seu amor de forma espontânea sem utilizar mecanismo forjado, se precisar perdoá-la, então perdoe, se for preciso abraçar; então abrace. O que vale sem ela? Nada. A vida não existiria. Nem eu estaria aqui agora, escrevendo e aflorando toda a minha gratidão pela vida de Maria, minha Mãe. 


quarta-feira, 18 de julho de 2012

QUAL O JEJUM QUE TE AGRADA?


                     


Fala-se, nos dias atuais, muito em acabar com a fome. Que a fome está generalizada por completo. Sabe-se, porém, que há os que passam fome e os que extrapolam nos excessos alimentares. Claro, contudo que o Brasil uma terra de fartura, terra, plantações, colheitas, uma superprodução de alimentos anualmente, subsídios e exportações em grandes quantidades.

Qual o jejum que te agrada? É certo que o artista para uma performance excepcional se abstém de alimentos para a execução musical e suas melodias saem em perfeita harmonia. Seria um amor próprio, objetivo claro, trabalha com os recursos espirituais para atingir os propósitos a expansão de seu trabalho artístico etc... Tudo é válido. A Consagração interna para fins específicos.

Um dia perguntaram à minha esposa, porque que ela não jejuava, sendo uma pessoa temente a Deus. Ele pensou, e comentou comigo. Simplesmente, respondi-lhe, o que Isaías responderia: Qual o Jejum que agrada ao Senhor ? E mesmo ao Senhor Jesus ao comentar sobre o Jejum e fez diversas referências sobre ele.

Existe a tríade de Jesus: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e a teu próximo como a ti mesmo. O Jejum se aplica aqui. Muitos fazem apenas o duo: Jejum ao Senhor e a si mesmo, ou estritamente um mono, um efetuar para o bem de si mesmo para granjear interesse particular(com todo respeito aos artistas).  Agora, explicando a minha digníssima, disse que era preciso entender a tríade do Senhor Jesus. Amar ao próximo,significa você convidá-lo para entrar em sua casa e desfrutar de uma refeição, de duas, de três quantas vezes for necessário.  Quando você compartilha com o seu próximo o pão cotidiano, você estará repartindo o pão com ele. Ele precisa entender que o calor humano, o repartir está em você dar do seu alimento e alimentá-lo.

Então, ela ouviu a minha explicação de qual JEJUM agrada ao Senhor. Do Jejum que você ame ao seu próximo. Que você além do alimento que perece, lhe dê atenção devida, o respeito, o carinho. Quando você estiver alimentando o outro com certeza, estará se abstendo um pouquinho, e fazendo bem a si mesmo, e principalmente agradando a Deus de todo coração.

Finalmente, disse à minha esposa, não precisa sofrer e nem padecer, pratique hoje mesmo, dê alguém ou convide para vir almoçar aqui em casa. Assim, estaremos agradando a Deus e fazendo bem a todos nós. 
        

terça-feira, 17 de julho de 2012

REDUZA A SUA HIPERTENSÃO




No mundo moderno, as pessoas têm enfrentado situações cada vez mais inusitadas. A vida tem sido um corre-corre. As pessoas vivem correndo pra cima e para baixo, e nesse ínterim, muitos se descuidam da alimentação e alimentam-se inadequadamente. Não estou para apontar um caminho alimentar saudável, até porque, não sou um nutricionista. Estas pessoas, que estudam nesta área estarão habilitadas a direcionarem os alimentos necessários.

        Entretanto, muitos cristãos que gozam da prosperidade. Conseguem se abster dos vícios que afundam sua saúde, e por isso, trabalham mais ativamente; bebem refrigerantes em excesso, alimentam-se em grande quantidade e isso afeta o seu organismo. Sua capacidade fica prejudicada. E pensam estou bem: "Não necessito ver os pequenos detalhes”.1

        Por conseguinte, os excessos prejudicam e aumentam a pressão. E isso prejudica a saúde, então, é preciso prevenir. Alguns procuram a solução através de cirurgias para reduzir os acumulados na lateral. Outros procuram através de academias, exercícios demasiados. Porém, aquelas pessoas poderiam também de uma forma solidária compartilhar com o seu próximo, através da doação direta. Direto com seu próximo vis à vis,2 assim, poderá minimizar os problemas sociais.

        Um país como nosso, em que segundo as estatísticas o número de pessoas acima do peso está se transformando numa realidade. Mas, esse texto, não tem a finalidade criticar os que já são. Se eles estão felizes como estão, parabéns! As mudanças não são para eles. Não quero aqui tirar alegria dos que estão fortes! Mas, para aqueles que estão em fase de desenvolvimento.

 Por exemplo, porque não compartilhar suas refeições com os que precisam. Reduza em prol do outro. Pois, um dos escritores sacros afirma que “É melhor dar do que receber”.(PAULO)

        Há crentes que professam sua fé, muitas vezes deixa seu próximo no perecimento. Desta forma, muitos  se tornam  “ateus” por conta de cristãos que não vivem uma fé cristã autêntica. Pois, quando os cristãos mostrarem mais o rosto do seu Senhor e se tornar semelhante a Ele, muitos se converterão e voltarão aos pés do Senhor Jesus.

        A saúde física é muito importante. Cuidar e prevenir do templo do Espírito Santo é uma tarefa de cada um. Parte-se do princípio de que possa apresentar uma orientação aos internautas, através de uma carta, isso vai lhe ajudar a refletir na qualidade e longevidade de sua vida. Viver muito e com qualidade. Nós atribuímos a saúde, a prosperidade, e a paz tudo a Deus. Por isso, precisamos cuidar e dizer às pessoas: O que está tirando a sua saúde? Pense e reflita.

        Portanto, em última instância, Jesus Cristo pode curar todas suas enfermidades. Caso você não se preveniu. “Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (HEBREUS), aqui se encontra afirmação e a atuação do Senhor dos Senhores,  pelos séculos dos séculos. Como testemunha viva, posso dizer Jesus é o mesmo, ele não muda e  jamais  mudará. Porque abri a porta, para que Ele entrasse.

N.E_____________
1. Expressão de pensamento de alguém
2. Do latim: frente a frente

segunda-feira, 16 de julho de 2012

FAZENDO ECONOMIA



Economizar é uma habilidade que as crianças não costumam por em prática. Levado pela compulsão do gasto, elas fazem o que o seu instinto o impulsiona a fazer. A família para estar bem estruturada é preciso ter este pilar bem firmado. Do contrário, a casa desaba. O matrimônio se vai, e a instituição mais sagrada acaba-se diluindo. 

Porém, uma casa não se estabelece apenas com uma fundação. Seriam necessários vários pilares. Todavia, gostaria de contribuir com este pilar. Por exemplo, se uma pessoa ganha R$ 100, 00, usando as partidas dobradas da Contabilidade, teríamos para cada crédito um débito. Não poderá um chefe de família gastar além do que ganha, pois, entraria em déficit e colocaria ao desespero os seus entes queridos e assim mesmo. 

Por outro lado, não seria de bom alvitre, também o Rei e a Rainha do Lar esbanjarem com supérfluo, tomando emprestado e engordando a usura, e ficando preso de suas obrigações. A tendência humana é esta, quanto mais ganha mais gasta. Entrar no vermelho para satisfazer a este ou aquele capricho é loucura. 

O lar cristão precisa exemplificar com suas vidas, que o pouco, ainda é o melhor. Contentar-se com pouco, tudo que é preciso para viver. Num país, que é “gigante pela própria natureza”, de tanta robustez, fartura, terra fértil, não é possível os lares sucumbirem por falta de inteligência e bom senso. Portanto, use a inteligência e não ultrapasse os limites em que possas suportar. Este suportar, significa ser humilde para gastar o que tens para gastar. O que não tiver, não faças, pois, só faças aquilo que podes alcançar.
 
Finalmente, caros amigos, edifiquem o seu lar sobre a rocha, o que bem ensinou o Mestre por excelência: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. Por fim que a economia é útil, quando com ela se faz bem ao próximo e a si mesmo.


Grande abraço.
No Senhor Jesus. 

COMUNICANDO COM AS ABELHAS!



       A língua é o meio eficiente de comunicação entre duas pessoas. Todos sentem uma necessidade de comunicar com alguém até para dizer um "oi" com se passa por pessoas na rua. Para comunicarmos, entre os brasileiros, utilizamos a língua portuguesa e para falarmos  com outros povos, a comunicação é feita com outro idioma o  inglês ou espanhol. 

     Como seria para comunicar com as abelhas. Se de repente em sua casa, você recebesse  um hóspede inusitado e com ele um enxame, um coletivo deles. Qual seria a sua providência? Atacá-los , defendê-los, assustá-los. Um bichinho, não considerado de estimação e nem  pet das criançadas. Porém, fornece um delicioso mel com suas diversas finalidades.

     Outro dia, lá casa, estavam as abelhinhas na área de serviço. Fui acordado, pelo meu pequeno. Em suas palavras agitadas, ele disse: _ Papai, Papai acorda, um monte de abelha ! Eu estava ainda dormindo, era sábado, não ia ao trabalho. É claro que respondi _ Deixe as abelhinhas em paz!

     Devido as várias insistências do caçulinha , levantei-me e fiz a pré-higienização e fui até a copa, sem me preocupar com as abelhas. Sentei-me no banquinho, e primeiramente fiz uma breve oração de agradecimento ao Criador, e pedi a Ele que  retirasse as abelhas.

     Passado alguns minutos, minha esposa entra na cozinha, já tinha começado a tomar o café. Ele dizia que precisava lavar roupas, porém, as abelhas não estavam permitindo. Quando ela abriu a porta, restavam apenas umas três abelhinhas, elas se foram. Surpresa ela exclamou: _ Elas só estavam de passagem! Não necessariamente, pois, há instantes eu estava falando com Deus e contei  a situação _ respondi.

     Meus caros amigos. Este relato de situações vividas no dia-a-dia,  traz à memória um fato importantíssimo. Quando Senhor quis comunicar algo a humanidade, Ele providenciou de uma forma singular. Ele enviou o seu próprio Filho para realizar os seus propósitos com o “Homem” caído. O homem não foi criado para viver na sarjeta, e  sim para espelhar a Glória do Senhor.
     Assim, diletos, fica claro que Jesus deixou  o seu trono lá no céu. Uma comunicação viva , própria, para que o homem fosse resgatado do estado arrasado para os  abraços do Pai. Como escreveu o escritor aos Filipenses “Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. (1) Jesus é o resgate  do homem  distante ao coração de Deus.


     Um Grande Abraço.
     No Senhor Jesus.
     ____
     (1) Bíblia
    

quinta-feira, 12 de julho de 2012

MUDANDO O ITINERÁRIO E AS ATITUDES


  
        Todo o campo-grandense desfruta da “gratuidade” nas passagens de ônibus  na bela morena do Estado de MS. Neste dia, que coincidentemente com o Dia do Senhor, nós celebramos, e O adoramos na beleza de Sua Santidade. Muitos, porém, aproveita para visitar parentes, amigos, e passear. É um dia de lazer, diversão e atividades extras da família. Parece que o imobilismo não tem vez, e todos saem às ruas para fazer algo.

        Em casa também, não é diferente. E naquele dia, deixa-se o carro na garagem. Não por conta de um rodízio de veículos, como ocorre nas grandes metrópoles, e sim para contribuir para uma diminuição da poluição, uma vez que, cada vez mais estamos ficando sem ar puro. Poderá ser um bom motivo para economizar gasolina, e ao mesmo tempo contribuir para um ar mais nobre.

       
        Porque a família precisa deixar o carro , e utilizar o ônibus. Para o cristão, ele tem um bom motivo para ir de GOL – nomenclatura utilizada pelos populares,  "Grande ônibus lotado". Todavia,  um auditório perfeito, um público estimado entre 50 a 100 pessoas. O seguidor de Jesus Cristo poderá colocar a sua luz à disposição. Por isso, coloquei a luz em funcionamento. Oportunidade em destaque e ao vivo. O que seria ?  Ceder o lugar para os mais velhos sentarem,  carregar algum peso de alguém que esteja nos braços, mostrar cordialidade ao motorista, cumprimentando com  sorriso: Um bom dia!

        O principal que o adorador do Senhor Deus, precisa sentir motivado por meio do louvor. Muitos pensam, o cântico deverá ser apenas na Igreja, e muitos são exortados a cantar somente lá. Porém,  a expressão da alegria, que o próprio salmista disse “Alegrei-me quando me disseram, vamos à  Casa do Senhor” (Salmos 126.1).  Alegria começa quando dissemos “Vamos”. O cantar começa em casa, continua dentro do coletivo, persiste na Igreja, persevera durante a semana e continuamente. Assim como um atleta que faz diversos alongamentos para correr,  de tal sorte precisa o adorador do Senhor Jesus adorá-Lo com o coração , com a alma e com o entendimento. Os poetas já cantaram “Tudo quanto tem fôlego, louve ao Senhor”.

        Finalmente, meu caro amigo, precisamos mudar o nosso percurso, sai da rotina do comodismo que veículo nos proporciona. Aquecer o nosso corpo e alma, levantarmos mais cedo, prepararmos o nosso espírito para comunhão com o Espírito de Deus. Deixe a sua luz brilhar, louve ao Senhor,  seja disposto a cantar louvores ao Senhor. E que o domingo gratuito fique na lembrança como um agradecimento e gratidão” por tudo que Ele tem feito.”

Um grande abraço.
No Senhor Jesus.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

NO INVERNO QUE OS IPÊS FLORESCEM!



 O inverno chegou, e com ele a sequidão de estio, uma estiagem contínua anos após anos. Chegaram as flores dos Ipês, roxos, rosas, brancos. Mas ninguém se tocou que ele floriu num tempo da secura do pantanal. Na esquina da minha rua, tem um Ipê rosa, e floriu como se fosse uma primavera.

Que lições traz-nos o Ipê, ou que lições trouxe  Habacuque ao dizer: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento” verso 17 ligando o 18... “ Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

Nós temos manifestado a mesma sensação de Habacuque, não tenho visto as flores, não tenho os frutos mesmo assim, alegrar-me-ei em Deus, a minha salvação. Que entendimento tens a respeito dos Ipês que você não os conhece. Olha, o Ipê está em pleno inverno florindo, e assim colocar suas flores para serem contemplados.

Podemos expor nossa beleza mesmo estando num árido tempo, como os Ipês. Como entender um estado de adversidade que ela passa, e assim está demonstrando beleza aos olhos de quem os vê. A adversidade para o Ipê é motivo de exalar o perfume das flores, brancas, roxas, rosas e outras. Você consegue dar brilho, em meio as angústias, e as adversidades.

Por outro lado, Habacuque chegou afirmar ainda que a figueira não floresça (Habacuque 3.17-19). Poderíamos sentir que ainda os ventos estão contrários, ainda que o socorro esteja demorando eu me alegrarei no Senhor, eu o louvarei. Você a guisa de exemplo de árvores que são criaturas, obras do Criador, contudo consegue extravasar suas flores ao ambiente que o cerca.

Quando recebemos milagres financeiros, ficamos alegres. Muitos se tornam ingratos e não vão a frente para dizer: O Senhor Jesus tem abençoado grandemente, posso dizer, sem medo de errar.   Quando o Senhor silencia para vê sua ação e reação. Ainda assim alegrar-se-á, você,  no Deus de sua Salvação. Quando recebemos bênçãos, aparentemente alegramos, quando, porém, chega a adversidade, você e eu, louvaremos ao Senhor. Jó não experimentou o milagre quando ele murmurou, quando ele reclamou, mas, quando ele percebeu que o Senhor estava do lado, mas  quando orou pelos seus amigos (interiormente eram inimigos), aí  o seu cativeiro foi revertido.

Quando você recebe um milagre, acontece  de você não florear o ambiente que o cerca, por egoísmo, por concentrar as bênçãos somente ao seu redor. Por isso, proclame e testemunhe o que o Senhor faz não somente à vista, mas para certificar que “Ele é poderoso para fazer muito mais aquilo que pedimos ou pensamos” (Paulo).

Portanto, você terá a mesma dignidade de Habacuque e ou dos Ipês, ainda que não haja água para beber, secura nos lábios, “tossilância”, para todos os lados, falta de colocar tolhas molhadas nos quartos, mesmo assim, dir-se-ás: “Exultarei no Deus da minha salvação”. Você irá além de cantar, alegrar-se-á com fortes júbilos. Pense nisso. 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

QUANDO O EVANGELHO FOR PREGADO A TODA CRIATURA


  O Evangelho do Senhor Jesus deixado aos seus discípulos fora um legado inestimável. Portanto, deve os sucessores de hoje torná-lo conhecido o quanto possível a todos quantos desconhecem. Esta idéia está pouco desenvolvida na mentalidade dos cristãos hodiernos.
       A expansão do Reino de Deus requer uma tarefa persistente e incansável. Os meios pelos quais você pode alcançar os outros: pelo testemunho, pelo exemplo, pela palavra, pela oração, pela intercessão. O Evangelho está sem espaço nas vidas dos seguidores de hoje. Os espaços são preenchidos por outros assuntos, e por isso, chega ao fim do dia, Jesus Cristo, fica sem o lugar devido.
       O fim do mundo seria marcado por diversos acontecimentos, mas ressalto aqui um dos fatores de sua vinda: “Quando o evangelho for pregado a todo mundo, então virá fim”. Alguns retardam a sua volta, e por isso, cruzam os braços e dizem deixam para os pastores e evangelistas, obreiros, presbíteros, círculos de orações, grupos de jovens realizarem a obra.
       Entretanto, a obra do Senhor requer dos seguidores esta participação ativa neste mundo. O Mundo está em trevas com pensamentos resistentes, caminhos amplos, atitudes incompatíveis, e que merecem ser ajudados a encontrar-se com o Senhor. O primeiro passo é vir ao encontro do Senhor Jesus. O que Ele pode ajudar? Em muitas coisas. Pode conduzi-lo num caminho melhor, diferente, o que agrada de fato a Deus. Quando verdadeiramente conhecê-lo não serás o mesmo homem de ontem.
       Quando o homem e uma mulher encontram com o Senhor Jesus, tudo pode mudar. Suas palavras mudarão, sua atitude em relação ao seu cônjuge será de respeito mútuo. Ele procurará ser fiel ao seu Senhor e bem como ela. Por isso, deve-se encontrar com Jesus. Ele pode mudar a nossa maneira de viver. Reflita meu amigo, deixe o Salvador entrar, nem por força e nem por violência, mas pela presença do Seu Espírito Santo.