terça-feira, 26 de junho de 2012

DIA DA BÍBLIA


Comemora-se no segundo domingo do mês do dia da Bíblia. Mas o que é a Bíblia para os que não a leem todos os dias? Pode-se considerar apenas como um livro didático. Um livro exposto nos bancos, onde o cliente enquanto aguarda ser atendido poderá fazer uma rápida leitura de um Salmo.

        Como tem sido feita a leitura diária? Com reflexões contínuas, que os exemplos registrados são apenas  históricos. Ou devemos colocá-lo como espelho para as nossas vidas? Muitos cristãos devido ao corre-corre do dia, trabalho, estudo, e outros afazeres não têm  tido tempo para lê-la?  Ela tem ficado em quarto, quinto ou até sexto plano.

        Comemora-se no mês do romantismo cristão. Parece que todos estão apaixonados, as músicas natalinas, os comerciais da televisão envolvem-se num clima de sentimentalismo generalizado. Este também é o momento para cada seguidor do evangelho fazer uma doação, principalmente de um exemplar da Bíblia, não se destaca aqui a editora, mas, o conteúdo nela inserido.

        Pode ser presenteada como lembrança de natal, ao amigo secreto,  ao presidiário, para os amigos, para os que o persegue, para um parente próximo, enfim; é um excelente presente, onde se escondem tesouros incalculáveis que perduram para a vida eterna.
        Portanto, não deixe de fazer a sua colaboração da Palavra de Deus a uma pessoa este ano, os corações estão abrasados, esperando para receber as “Boas Novas”, que “ um menino nos  nasceu, um filho se nos deu"... (ISAÍAS). Como registra o escritor sacro. Espero que cada cristão genuíno possa refletir  ainda em tempo. 

Finalmente, como nos exorta  Paulo Barbosa  (BARBOSA, p.70 Mensagens para o Coração) " Tem vergonha de levar sua Bíblia para o trabalho para ler nos intervalos ou mesmo para compartilhar um versículo com um colega?" 1  Espero que não. Jamais se envergonhe das Palavras do Senhor Jesus.

N.E_____________
1. Paulo Barbosa é escritor da Internet, ele pregador da Palavra de Deus, e tem compartilhado com milhões de amigos. O inimigo lhe tirou a vista, Deus  lhe tem dado o privilégio de semear mensagens que nos inspira a fé no Senhor Jesus.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

UMA QUESTÃO DE PERSEVERANÇA


            Um cidadão aproveitou o mês das férias. E propôs consigo mesmo renovar propósitos de melhorar a sua própria auto-estima. Ele começou a caminhar, logo, depois estava dando “trotes”, ou explicando em português claro: “correndo à moda “pro cotó”, igual a cavalinhos em movimentos vagarosos.  Mas, para isso era preciso perseverar. As dores musculares logo aparecem. E no dia seguinte se torna cansativo.  Entretanto, Ele manteve as caminhadas de leve durante o mês de janeiro.
           
            Amigo, nossa vida consiste em perseverar num alvo. Todos nós precisamos de um alvo a ser alcançando. E por isso, você precisa perseverar. A perseverança se enquadra numa das virtudes e que qualquer ser humano poderá adotar em sua vida. E para perseverar é preciso determinar, estar pronto para alcançar a vitória.

            Ser cristão tem sido uma tarefa difícil. Porque o nome sugere um discípulo de Cristo. E comparar ao Mestre se torna estreita a relação de Senhor e servo. Por isso, Ele chega a dizer: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Uma forma inequívoca de que o  seguidor deverá permear o caminho que conduz à vida. Poderá o servo servir a dois senhores? Não, de hipótese alguma. Todavia, confunde-se aquele que pode fazer tudo. Quando Paulo diz: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece”. Naquilo que poderá ser uma fortaleza.

            Quando o seu senhor lhe sugere para prostituir, logo, você atende uma demanda daquele senhor. Porém, quando Tiago diz respectivamente; “Resisti ao Diabo, ele fugirá de vós”. Resisti às vontades humanamente de desejos escusos e ofensivos à sua grandeza espiritual. Dessa forma, será apropriado não acatar e não obedecer às ordens contrárias ao seu crescimento espiritual.

            Portanto, diletos, manter-se perseverante e fiel. É uma das virtudes que eleva o sentimento do verdadeiro cristão, por isso, requer nos dias de hoje, cristãos não somente de palavras, mas por obras que glorificam a Deus, e ao seu Santo nome.




quinta-feira, 14 de junho de 2012

O ENCANADOR

            Numa residência havia vazamentos, então; certo proprietário chamou um encanador para fazer os consertos. Enquanto, ele consertava e conversava. O encanador, diz ao senhor:

            _ Tenho 56 anos de idade e nunca, fui ao médico. Tenho as vistas boas, e tenho uma saúde perfeita.

            _ E a quem o senhor atribui isso? _ perguntou o dono
            _ A Deus _ respondeu o homem.

            _ Qual é a sua religião ou crença?

            _ Não freqüento nenhuma igreja!
            _ Mas como?

            _ E a sua esposa?

            _ Ela freqüenta a igreja Universal do Reino de Deus.

            _ Então, está explicado. Você está sendo abençoado.

            _ Por que Deus não abençoa pela metade, pois, as bênçãos de sua esposa, o tem alcançado.

            Então, aquele homem, pegou a sua Bíblia. Pois bem! Seu Bastião! Assim chamado, pelo seu apelido. Vamos fazer um teste. Ali mesmo, no banheiro, enquanto consertava as torneiras. Ele abriu as Escrituras Sagradas:

            _ Leia aqui, por favor, _ ele pediu.

            A Bíblia é de letras, bem pequeninas, parecidas com as bulas. Assim, pediu ao Bastião para ler. Ao Abrir, ele mostrou espontaneamente o Salmo 23.

            Ele leu, assim: "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará" e  continuou até o fim. Após, a leitura da Palavra de Deus. O dono ficou maravilhado, um homem após os cinqüenta, ainda manter uma vista excelente.

            _ Muito bem! Que maravilha! Então, seu Bastião. O Senhor precisa ir até a casa de Deus, agradecer por essa riqueza de saúde que o senhor desfruta. Ele o tem protegido e dado saúde ao senhor, todos esses anos.
  
            Enfim, sabemos que tudo que gozamos provém de Deus. A nossa saúde, vem D´ELE. É Ele que cuida de nós, enquanto dormimos, trabalhamos, dirigimos etc. É maravilhosa sua grandiosidade e seu Amor por nós a cada manhã! Por isso, enquanto tiver fôlego, desejo louvá-Lo, e louve ao Senhor também! E dizer ainda, aos meus amigos: "Quão grande és tu, Senhor!".

            
           


sexta-feira, 8 de junho de 2012

PENSAMOS QUE ESTÁ LONGE



A vida é uma realidade para cada um. Pensamos que "os males" afetam os que estão longe de nós. Ao contrário, pode afetar cada um per si, nas dificuldades e nas formas que você pode superar diariamente. Eles acontecem para servir de crescimento, amadurecimento e motivação, e ter visão das coisas que nos cercam. 

Pensamos que as mazelas estão apenas num território. Podem ocorrer bem perto de nós, cidadãos normais. Meu irmão viajou para o Nordeste à passeio e deparou com uma realidade de um "Brasil" pobre, faminto, necessitado, e por vezes esquecido. 

Por mais que deparasse com as belezas naturais, o povo ainda é sofrido, e sofre diuturnamente. No entanto, pensamos que o sofrimento está em outro continente, ou seja, o sofrimento está longe. O brasileiro que não parece ser o que é. 

Esta reflexão a trago para dizer que em todo lugar haverá um sofrimento. Uns são lembrados, daqui há pouco, haverá outro e o que está acontecendo ficará no esquecimento. O mundo se movimenta a fim de ajudar. Mas como fazer isso? Os mecanismos são falseados com estampa de misericórdia, com estampa de solidariedade, fica impossível de ajudar,  porque a ajuda pode-se transformar em benefício próprio. 

A solidariedade não é apenas o que uma sociedade escolhe como mecanismo de ajuda. Por exemplo, um país afetado pelo terremoto, onde os países ricos apenas suspendem a dívida, mas não a perdoa por completo. Permanece a relação de dependência e servidão. Vocês estão sofrendo, pensam eles. Todavia, depois vocês terão que pagar o que devem, pensam os donos do capital. 

Daqui a pouco surgirá um outro fator para a prática de solidariedade em massa. Pergunto : "E a solidariedade individual"? Aquela que você pratica com o seu próximo. Digo, você precisa ser solidário dentro de sua própria casa, e não atender aos apelos distantes, esquecendo de provar sua "magnitude" dentro de seu país. 


Quantos desamparados no Brasil? Pela miséria, pelos parentes, pelos políticos, pelas igrejas, pelos grupos estabilizados etc. Pensamos que a miséria está longe, mas enfrentamos sinais de violência diários, frutos do desamparo dos cidadãos e de seus filhos da pátria. Eles são poucos enxergados, por que não atende a necessidade dos interesses minoritários

Pensamos que o sofrimento está bem distante, mas a frieza está dentro dos muros, das casas que colocam cercas elétricas, olhos biônicos, câmeras e se ocultam em seus lares, e pouco se importam com cidadãos de seu país.

 Gerando de forma egocêntrica, uma disparidade muito maior, de frieza, de indiferença, e depois, pratica benevolência aos longínquos, e sabe que, de fato não receberá na íntegra,  deposita numa conta para assistir quem está longe, manipulado por homens que apenas querem obter por meio da sensibilidade de outro, mas recursos dos necessitados. 

Mostre sua nobreza de espírito, tirando suas cercas elétricas das casas, dando menos importância para os  bens materiais, enfatizando o "Homem', como imagem e semelhança do Criador. Deus fez o homem, e levantou do pó da terra, e o semelhante faz diferente, procurando sim colocá-lo para baixo. 

Portanto, os valores do homem precisam ser transformados. Valores que deverão ser das "Coisas" para o ser como "Humano". Olhar e atender as necessidades humanas, para que tenham como sinônimo o sentido do verdadeiro cristão. Daqui nós não levamos nada. Mas podemos consolidar amizades que perdurarão para sempre. 




terça-feira, 5 de junho de 2012

A ESPERANÇA DE UM ENSINO VIRTUOSO!


As crianças são ensinadas desde pequena a copiar. Elas vivem copiando. O professor mandou. Ele é uma autoridade em sala de aula. Portanto, deve ser obedecido. E aí te pergunto? Desenvolveram-se crianças criativas, inteligentes, capazes de elaborar o seu próprio conhecimento? Evidentemente que não. Criaram-se meros reprodutores de pensamentos, e repetitivos de antecessores para sucessores.

Esses tempos atrás o Mato Grosso do Sul foi avaliado, principalmente as crianças, e foram reprovadas segundo o conceito daquele Instituto, IDEB. Mas, pergunto aos criadores do instituto e daquele instrumento de avaliação, eles foram ensinados da mesma forma que os atuais discentes são ensinados.
 
Ditos pelos seus mestres: "Copie, copie, copie," eles se tornaram um eterno e repetitivo copista de tudo. São verdadeiros escribas, com letras bonitas, boa caligrafia, porém, sem criatividade e sem pureza de pensamentos. Faça que estou mandando copie o texto completo de Monteiro Lobato, copie Machado de Assis, copie Castro Alves, copie Euclides da Cunha.

O próprio sistema de ensino está causando inúmeros defeitos nas crianças de hoje, não somente de MS, e também nos futuros homens e mulheres do Brasil. Um amigo meu, perguntou-me se eu copiava os textos, os quais escrevo para a Internet, ele dizia ser "bonito", "caprichado" eu respondi pacificamente: o Senhor que me capacita para escrever, os textos e as mensagens. A cada dia, Ele, o Senhor me concede as sementes, cabe a mim plantá-las e semeá-las.

Antes, devo confessar que quando adolescente usava muito a cópia. Lembro-me quando pregava nos cultos de jovens de minha igreja. Então, tendo um pouco conhecimento de Inglês, eu traduzia os textos escritos por Billy Graham na "Revista Decision". E retransmitia ipis leteris para os jovens, tendo o cuidado de indicar a fonte, sem porém consultar o Dr. Billy Graham, se podia usar ou não, ele nunca soube que usava os seus textos para pregação aos jovens de minha cidade.

Porém, os tempos mudaram. Era preciso pregar uma mensagem do meu estilo, daquilo que o Senhor Deus colocava e coloca no meu coração, sem copiar este ou aquele pregador. Então, os tempos cresceram, deixe de ser adolescente, agora, deveria escrever com estilo próprio e ser honesto comigo mesmo e com os internautas. Quando eu quiser enviar uma mensagem de terceiro, com certeza, vou valorizar aquele que a escreveu dizendo: "Repassando". Porque existe também mensagens edificantes de outros servos e servas de Deus que merece ser compartilhadas.

Portanto, meu amigo, é meu desejo despertar o dom que há em ti. Utilize-o de coração e pensamento. Coloque diante de Deus e a serviço de seu Reino. Chega de repetir o que outro produziu, porém deve ser lido com olhares abertos ao outro. Quando você apenas repete o que outro fez, se torna apenas um repetidor. Porém, é ora de você ter o seu magnetismo, seu caráter, sua personalide, principalmente no papel que você pode desenvolver perante a sociedade. E que nós tenhamos pensamentos firmados na Palavra de Deus, e desenvolvidos para a glória de seu Reino aqui na Terra.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

PENSE BEM DOS OUTROS, E OS OUTROS PENSARÃO BEM DE VOCÊ


Nas relações pessoais geralmente, aqueles que provocam por meio da fala, o faz motivado por atos que merecem ser pensados. Agora, numa isto pode gerar certo desconforto de relacionamento que marcam a harmonia/desarmonia entre os seres humanos. Quando alguém ofende o outro, e geralmente joga para o outro a responsabilidade pelo ato.

A ideia de falar aguçado do outro é típico nas telenovelas, ficando o jeito de atiçar o outro, caracterizado como  antissocial, à vista dos estudiosos, psicólogos. Ou seja, produz no outro uma reação desejada e intencionada.
Agora, como podemos educar este estado de espírito. Quando falamos do outro, estamos num nível chamado "pessoas". Quando falo de alguém, estamos tendo um parâmetro e classificando em nível, que alguns dizem ser baixo. Este nível produz desconforto, pois, trata-se de um sentimento humano, pertencente e está relacionado à inveja, aos ciúmes e as disputas.

Estes ingredientes fazem partem de todos os seres vivos, e da natureza. Mas, temos que saber lidar com eles diariamente. Este papel é típico de pessoas que a vida gira em tornos do que as pessoas têm ou possuem. A situação pode ser revertida, quando você tiver plano e ideias nobres.  

Por outro lado, buscando em fontes confiáveis,  Paulo, apóstolo do Senhor, recomenda aos irmãos que tenhais pensamentos altíssimo: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (FIL. 4.8)
 
Veja que temos pensar no outro com  respeito  e vê  as virtudes que deveríamos ter dentro e no próximo. O apóstolo pregava a verdade, por estar do lado da verdade (João 14.6).

No outro é possível encontrar a verdade, há os sinceros de coração que vive a sinceridade.  Pregar a honestidade no mundo capitalista, onde fundamenta o lucro como base, fica difícil, crer que exista sob o aspecto social. Quando falo de salvação pela graça, os que vivem com a mente pensando em lucrar, dirá: "você prega pensando em tirar proveito dos dízimos e ofertas". De quem tenho tirado proveito financeiro, por conta do Evangelho. Por isso, fica difícil para você  crer numa salvação gratuita.

A salvação é gratuita, por meio da fé em Jesus Cristo, mas a sociedade ocidental em que convivemos entre ação de levar a mensagem e uma sociedade existente que tudo se faz visando o lucro, ou precisa-se do "financiador". Fica notório para os que  pensam dessa forma, ver ao Senhor Jesus além do metal que perece.

A recomendação de Paulo tudo que é justo, não é possível pensar em justiça, sem abrir mão de dividir o produto da produção. Todos têm a sua justiça para receber, veja que esta verdade eterna, refere-se e sempre haverá uma justiça para ser praticada. A primeira justiça é o homem se aproximar de Deus, experimente.

Portanto, amigo (a) o exercício mental de pensar nas virtudes, pureza, amabilidade, boa fama, tudo isso pode mudar o seu pensamento interior, e o seu estado de espírito. Pensamos que todos os dias, as pessoas são más, todavia, a maldade pode estar perto ou aos nossos olhos. Esta  transformação deve-se operar dentro de nós, e aí podemos, ver que o mundo será melhor, quando eu  tratar melhor  meu próximo. 

Grande abraço.